terça-feira, 11 de agosto de 2009

Folclore

22 DE AGOSTO: DIA DO FOLCLORE
Folclore- Mini-projeto:Conhecendo parlendas
TEXTO INFORMATIVO:
O Dia Mundial do Folclore é comemorado, em quase todos o mundo, no dia 22 de agosto.Foi nessa data, em 1846, que o estudioso inglês, Willian John Thoms, criou a palavra folklore.Em inglês, folk, que significa povo, e Iore, estudo. Estudo das tradições, aquilo que nasceu do povo de forma natural, espontânea.
Antes de iniciar a atividade, explique aos alunos que as parlendas são rimas infantis usadas em brincadeiras ou como técnica de memorização. Propor aos alunos que recitem bem alto e da mesma forma que você fizer. Ou seja, quando você falar lentamente, eles respondem lentamente; quando você falar rápido, eles devem falar rápido, mas sempre todas ao mesmo tempo.
Esta é também uma boa oportunidade para trabalhar noções de ritmo e o que são rimas.
Na primeira fase, você terá de ensinar as parlendas aos alunos até que eles decorem.O "chefe", no caso você, deve falar a primeira frase (quase sempre uma pergunta) e, em seguida, as os alunos todos juntos declamam o resto. Faça várias vezes seguidas em uma espécie de ladainha.
Suqestões:
o sapo batendo papo e o papo soltando vento.s de parlendas:

(chefe/você): O QUE HÁ DE NOVO?
(todos): MUITA GALINHA E POUCO OVO!
(chefe): O QUE É ISSO?
(todos): CHOURIÇO PRA VOCÊ COMER NA HORA DO SEU SERViÇO!
(chefe): QUE HORAS SÃO?
(todos): HORA DE COMER PÃO E LAMBER SABÃO!
(chefe): AONDE VAI?
(todos): VOU ALI E VOLTO JÁ. VOU APANHAR MARACUJÁ!
(chefe): O QUE ESTÁ FAZENDO Aí?
(todos): SEGURANDO AS CALÇAS PRA NÃO CAIR.
Sugerimos que nesse dia, você proponha uma grande festa, em sala de aula, para comemorar o dia ou mês do folclore. Além desse "sarau" literário, os alunos podem experimentar comidas que fazem parte do nosso folclore como pamonha, pão de milho, batata doce, amendoim e pipoca. Peça para que cada um traga um desses pratos. Explique que as comidas também fazem parte da cultura de um povo. Não deixe de falar que muitas delícias que os brasileiros apreciam ainda hoje tiveram origem em um passado distante e foram criadas por povos africanos, indígenas e europeus.
Conhecendo adivinhas

Pertencem, também, à literatura oral e é um gênero universal. Você vai propor um "enigma" e os alunos vão ter de acertar. Se for muito difícil a adivinha, você vai fazer mímica até que acertem. Outra idéia é chamar alguns alunos, para quem você vai dar a resposta, e eles que devem fazer a mímica para a classe acertar.

Suqestão de adivinhas:
•O que é o que é que cai em pé e corre deitado? (resposta; a chuva)
•O que é o que é que fica rodando, rodando, mas não sai do lugar? (o relógio)
•O que é o que é vermelha, não toma chuva, mas está sempre molhada? (a língua) O que é o que é que mais pesa no mundo? (a balança)
•O que é o que é que tem boca, só um dente e chama a atenção de muita gente? (o sino)
•O que é o que é que vive passando os dentes no cabelo? (o pente)
•O que é o que é que Deus dá duas vezes e se alguém quiser mais terá que mandar fazer? (os dentes)
Sugira que os alunos inventem as suas próprias adivinhas. Obviamente, que em muitas não haverá coerência, mesmo assim deverão ser aceitas. Será um jogo divertido, de muito raciocínio e de muita criatividade.

Conhecendo os trava-línguas, que pertencem à literatura oral

Diga para classe decorar os trava-línguas, pois dali a uma semana haverá uma competição. Nesse grande dia, você vai dividir a classe em equipes. Antes, você preparou várias tiras de papel com palavras-chave, que vai sorteando durante a competição. Então, quando você disser, por exemplo, "tigre", alguém da equipe levanta a mão e diz o trava-língua, que contém aquela palavra sorteada, bem rápido e certinho. Se errar passa para a outra equipe.

Sugestões de trava-línquas:
1)Três pratos de trigo
Para três tigres tristes
2)Sabia que o sabiá sabia assobiar?
3)A aranha arranha o jarro.
O jarro arranha a aranha.
4)O rato roeu a roupa do rei de Roma e da rainha da Rússia.
5)A rata roeu a rolha da garrafa da rainha.
6)O pobre pintor português
Pinta parede, porta e pia.
7)O doce perguntou para o doce
Qual era o doce mais doce
O doce responde pro doce
Que o doce mais doce
É o doce de batata doce
8)O peito do pé do Pedro é preto
9)Olha o sapo dentro do saco,
o saco com o sapo dentro,
o sapo batendo papo e o papo soltando vento.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Visitantes