Origem da data
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.
Comemorações e importância da data Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os minicípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.
Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.
Funções e divisão do trabalho entre os índios brasileiros:
A expressão genérica "povos indígenas" refere-se a grupos humanos espalhados por todo o mundo, e que são bastante diferentes entre si. Apenas no Brasil, há mais de 200 desses povos.
É apenas o uso corrente da linguagem que faz com que, em nosso e em outros países, fale-se em povos indígenas.Os povos indígenas contemporâneos estão espalhados por todo o território brasileiro, com exceção dos estados do Piauí e Rio Grande do Norte. Vários desses povos também habitam países vizinhos. No Brasil, a grande maioria das comunidades indígenas vive em terras coletivas, declaradas pelo governo federal para seu usufruto exclusivo.
Orientação metodológica: As professoras poderão propor uma pesquisa referente a contribuições indígenas: nomes, culinária, artes, etc. Exaltem que os índios são muito importantes na formação do povo brasileiro. Muitos dos nossos hábitos, dos alimentos que consumimos e das palavras que usamos são de origens indígenas.
Somos um povo misturado, com todas as raças e todos merecem ser respeitados.
Para enfatizar a data:
- Pode-se agendar uma visita ao Museu do Indío (Rua das Palmeiras, 55 - Rio de Janeiro - RJ, 22270-070 - TEL : 21 2286-2097 - http://www.museudoindio.org.br/)
- Que tal uma Exposição da Cultura Indígena - Divida as turmas por assuntos, onde cada turma deverá confeccionar, cartazes, objetos que traduzam a cultura índigena. E para incrementar ao final pode servir um lanche típico a base de mandioca.
- Não esqueça do traje! Enfeite e produza com seus alunos utensílios e colares.
Algumas curiosidades:
Nome de pessoas: Iara, Jandira, Jaciara, Bartira, Moema, Moacir, Ubiratã.
Nome de animais: jacu,jacaré,jacutinga,tamanduá,guará,tatu,tamanduá.
Nomes de lugares e rios: Pará,Curitiba,tietê,Iguaçu,Potiguar,carioca,Juquitiba.
Modelos de trajes tirados do blog da jacirinha - Oficina de Criatividade
2 comentários:
Amei o seu blog !!! Parabéns... Beijos
Estou montando o meu agora te espero por lá...
Amei também !Parabéns!
Postar um comentário