domingo, 29 de novembro de 2009

Feliz Natal!!!


sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Para compartilhar e Refletir.... Uma visão pedagógoca do filme Tempos Modernos.

Trabalho de análise e reflexão sobre o Filme Tempos Modernos de Charles Chaplin.
Uma visão pedagógica.
Cristiane Oliveira Cruz
Universidade Castelo Branco

Em síntese podemos atribuir ao filme como um modelo da Pedagogia liberal tecnicista com sua organização racional e mecânica, visando corresponder aos interesses da sociedade industrial.
“Tempos Modernos”, de 1936, não é só uma comédia. O filme, escrito e dirigido por Charles Chaplin, é lembrado por suas cenas hilárias, mas também pela sua contribuição em diversas áreas do conhecimento, muito utilizado como recurso pedagógico para análise e estudos de diversos cursos de graduação e formação profissional.
Chaplin, já naquela época, possuía uma visão futurista. Além de grande artista, um pensador...
O que Chaplin queria nos dizer ao editar o seu filme dessa forma? Será que não conseguimos aprender lições com Carlitos?
Podemos realizar reflexões ao assimilarmos o personagem Carlitos aos alunos que nos deparamos no dia a dia.
As primeiras cenas do filme mostram um rebanho de ovelhas seguindo a mesma direção, nota-se ainda na mesma cena, no meio deste rebanho uma ovelha de cor preta no meio de tantas ovelhas brancas. Figurativamente podemos associar a imagem ao cotidiano escolar e sugerir algumas reflexões: Que tipo de educador sou eu? Que segue tendências? Que segue a multidão, fazendo a mesma coisa que outros já fazem? Ou, Que tipo de alunos estou formando? Como posso contribuir para quebrar padigmas? Posso ser ou agir diferente dos demais educadores? Quero formar pessoas para fazer a diferença?
Em cenas posteriores, mostra Carlitos e outros operários realizando repetidas vezes o mesmo movimento, a mesma tarefa, e quando Carlitos ao parar para se coçar é imediatamente advertido por seu superior. Quantas vezes podemos assimilar esta cena ao cotidiano escolar? Onde os alunos são submetidos a atividades de cópias exaustivas da mesma frase; de cálculos, fórmulas, regras; sem oportunidade de refletirem sobre o que aprendem, sendo obrigados a decorar. E por muitas vezes advertidos por professores através da frase: Não pergunte, apenas faça logo estes exercícios! , ou algo parecido. Assim como na pedagogia tradicional. Ao aluno, cabe assimilar os conhecimentos que lhes são transmitidos. Onde o professor expõe as lições, e os alunos devem servir e fazer os exercícios referentes.

Na mesma cena podemos citar que Carlitos trabalha incessantemente, e com grande dificuldade; o que não é notado por seus superiores. O despreparo, digo: a má formação dos educadores faz com que possamos mais uma vez, ressaltar tal semelhança ao cotidiano da educação escolar, onde alunos submetidos a atividades mecânicas apresentam dificuldades de aprendizado. De quem é a culpa?

Tais dificuldades são apresentadas diante dos pais, como deficiência do aluno que é submetido à reprovação e por muitas vezes a sessões de psicoterapia para se conhecer a causa do problema de aprendizado. Promovido por ações de professores mal preparados e descomprometidos com o desenvolvimento global do educando.

Esta problematização da educação pode ser comparada ainda à cena, onde Carlitos tem uma crise nervosa, que o leva a sabotar a fábrica. E é demitido e colocado em uma clínica psiquiátrica.

Carlitos e os demais funcionários são submetidos a situações de estresse, onde são “monitorados” (vigiados), por superiores e o presidente da empresa. O filme aborda ainda na cena onde o “gestor” da empresa permite testar uma máquina de automação de refeição, que tem por objetivo diminuir a perda de tempo e produção do funcionário na execução de suas atividades, permitindo que o funcionário trabalhe e se alimente ao mesmo tempo.

Carlitos é submetido ao teste desta nova tecnologia, que inibe suas habilidades motoras, de lazer e descanso. Tal situação pode ser também comparada a gestores escolares que submetem aos alunos a sistemas de normas (regimento interno) rígidos sem ofertar uma proposta de ensino integradora, democrática e prazerosa. E que não possui uma filosofia de ensino bem definida, testando nos alunos todos os tipos de métodos sem conhecimento da necessidade real do educando e da clientela atendida.

Ou ainda compararmos a situações de sala de aula, com atividades de repetição, já citadas, sem abordar a ludicidade. O lúdico faz parte das atividades essenciais da dinâmica humana. Caracterizando-se por ser espontâneo funcional e satisfatório. Segundo Luckesi são aquelas atividades que propiciam uma experiência de plenitude, em que nos envolvemos por inteiro, estando flexíveis e saudáveis. Para Santin, são ações vividas e sentidas, não definíveis por palavras, mas compreendidas pela fruição, povoadas pela fantasia, pela imaginação e pelos sonhos que se articulam com materiais simbólicos.

Em outra cena, Carlitos é diagnosticado como curado da crise nervosa e volta à sociedade, onde é confundido como agitador e é marginalizado e preso.

Por muitas vezes o educando recebe estereótipos por seus professores, que acarretam em distúrbios de personalidades e distúrbio morais e passam a viver marginalizados. Conseqüência dos atos dos seus “Deseducadores”.

Uma cena que gostaria de ressaltar aqui, se passa na delegacia onde Carlitos está aprisionado, e ocorre uma tentativa de fuga por alguns presos. E ele não se corrompe mediante a situação. Não aproveita a oportunidade para ser complacente a fuga. Quero enfatizar numa abordagem diferente, onde coloco o apelo e relaciono nesta cena a ação do personagem ao educador para que não se corrompa mediante as dificuldades apresentadas em nosso ofício.

O filme retrata ainda várias cenas da sociedade, que são abordagens de outras áreas de graduação, mas, que podem ser analisadas pela pedagogia social.

Durante o filme, Carlitos se mostra um desajeitado. Tentando em vão todo tipo de emprego, mas sempre é traído por sua ingenuidade, ou pela sua bondade, ele e sua amada acabam parando em um restaurante, onde revelam grande aptidão para a dança (ela) e para a comédia (ele). Diante desta cena podemos analisar e porque não afirmar que: a função do educador é descobrir talentos. E não enterrar talentos. Usar a pedagogia da afetividade e valorizar a teoria das inteligências múltiplas.

A atualidade do filme está em mostrar a busca de uma sociedade mais justa e retratar problemas sociais vividos nos “tempos modernos”. Ainda hoje, existem bilhões de “Carlitos Professores” e “Carlitos alunos” que esperam a oportunidade de fazer a diferença.

Chaplin transmite uma mensagem de forte otimismo. Com um simples gesto, pede sua companheira sorria diante de todas as dificuldades. Para terminar deixo para reflexão as citações abaixo:

“Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.”
(Paulo Freire)


“A educação se divide em duas partes: educação das habilidades e educação das sensibilidades... Sem a educação das sensibilidades, todas as habilidades são tolas e sem sentido”. (Trecho do Poema Educar de Rubem Alves )

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Fazendo Enfeites de Natal










Outras ideias!


Para brincar no último dia de aula!

Rena de garrafa pet







Está chegando o natal... Muitas idéias com objetos reciclados

Papai Noel de lata

Você ira precisar de:

  • latinha tipo extrato de tomate ou similar

  • tinta vermelha

  • Eva nas cores:branca , vermelha e preta.

  • Olhinhos

  • bola de isopor

  • tinta cor da pele

  • Gliter prata

Árvore de Latas




Junte latas de diferentes tamanhos, pinte-as de verde.
pode-se utilizar guache e após a secagem passe cola branca para selar, dará um efeito de verniz.
Decore. *pode-se unir as latas utilizando cola quente.

Outras Ideias!

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

O natal está chegando...

sábado, 24 de outubro de 2009

Educação Ambiental - Ecovila

ttp://www.youtube.com/watch?v=IyHrzEsl9F8

sábado, 10 de outubro de 2009

Não se é professor por acaso!




O que temos de mais sagrado em nossas vidas?
Nossa família, nosso berço.
Infeliz daquele que dispensou, por motivos outros e fúteis,
a alavanca e o alicerce que o regaço familiar nos oferece,
sem nada cobrar, somente nos fornecendo bases sólidas
para enfrentar o mundo.
E esta, que é a maior e a mais importante célula da sociedade,
somente conta com um profissional que tem a legitimidade e a
dignidade suficientes para complementar e enriquecer a
tarefa árdua de educar: o professor.

Dá pra imaginar o tamanho desta responsabilidade?
Este professor tem que se misturar à educação fornecida
pelos pais e por toda a família de seu aluno, que possuem
uma história de gerações passadas, com características
individuais e diversas.

Esta responsabilidade não é esforço a mais para ele porque
ele exerce sua profissão com entrega total, e os pesos se
tornam diminutos diante da vocação.

Saibamos todos, principalmente os professores iniciantes,
que se o trabalho em qualquer área se tornar um fardo,
urgirá a revisão de nossa vida, para que diretrizes
sejam repensadas.

Muito mais isto é válido para um professor.

O professor, se não estiver encharcado da vontade de
ensinar, de educar, de se doar, não conseguirá o respeito
de seus alunos, de seus pares, muito menos de
toda a sociedade.

Não se é professor por acaso!

Quando meio que corajosamente, este cronista lançou
seus dois livros, além de seus familiares e alguns amigos
mais profundos, quem mais se orgulhou deste fato?
Seus ex- professores; todos que ficaram sabendo se
revelaram recompensados e orgulhosos de um de seus
alunos ter lançado dois livros.
Aí está a grande obra de um professor.
Acolher seu aluno dentro de seu coração com total paixão,
fazendo dele parte de sua própria existência.
Isto é para poucos e bons!

Se condoer com as desgraças alheias é fácil.
A lágrima é gratuita.
Eu quero ver é rir e se alegrar com as conquistas alheias.

Como já escrevi: a alegria é esterilizada, a dor contamina.
No caso dos nossos mestres, a nossa vitória se transforma
na alegria deles também, porque vocês, professores,
nos amam de verdade.

Aos professores que já exercem esta profissão há um
médio tempo, é hora de se fazer um balanço das atitudes
tomadas até agora.
Há de se fazer dos acertos, missões, e dos erros, lições.

Triste é a nação que não privilegia o ensino.
O grande exemplo são os E.U.A.
A página negra do destrato com os professores está
sendo virada.
Então, você, professor que já lecionou por alguns anos,
tenha certeza que sua luta valeu e valerá a pena.
A visão histórica jamais poderá ser esquecida por causa
de motivos imediatistas, principalmente por um professor.
É líquido e certo que as reivindicações, os protestos,
as greves, não foram em vão e, sim, servirão para a grande
arrancada que o Brasil sofrerá a partir da valorização
da educação e do educador.

Você, professor mais antigo, que já viveu dias melhores,
é justo o desânimo, mas não o suficiente para derrubá-lo.
Apesar de tudo, eu tenho a certeza que Piaget e Freire
sempre foram os seus guias.
Mas talvez a maior homenagem que um professor possa
receber esteja num fato corriqueiro que acontece no nosso
dia a dia e que ilustra bem o significado desta profissão.

Quando queremos elogiar alguém de maneira superlativa,
grandiosa, mesmo que esta pessoa não seja formada, como
é que nós a chamamos: "ei mestre", ou então, "ei professor!"
É o maior elogio que se faz a alguém.


Marcondes Serotini Filho

AOS MESTRES

01. Obrigado por fazerem do aprendizado não um trabalho, mas um contentamento. Por fazerem com que nos sentíssemos pessoas de valor; por nos ajudarem a descobrir o que fazer de melhor e, assim, fazê-lo cada vez melhor. Obrigado por afastarem o medo das coisas que pudéssemos não compreender; levando-nos, por fim, a compreendê-las...Por resolverem o que achávamos complicado... por serem pessoas dignas de nossa total confiança e a quem podemos recorrer quando a vida se mostrar difícil...Obrigado por nos convencerem de que éramos melhor do que suspeitávamos.

02. Agradeço aos professores muito especiais que se tornaram amigos e conselheiros ao final do curso.

03. Aos ourives que, compreendendo os nossos erros, ficaram insatisfeitos com as nossas reticências, apesar de saberem que a perfeição é utopia. Amigos, vocês foram aqueles que, no silêncio de um olhar, no louvor de uma palavra ou na expressão de um gesto, conseguiram saciar a nossa sede pelo porvir e a nossa ânsia pelo conhecimento. E, mesmo quando ousávamos chamar o ser humano a nossa frente de paciente, vocês nos ensinaram a amá-lo e respeitá-lo, esculpindo em nós o verdadeiro sentido da palavra enfermagem.

04. É inútil resumir certos indivíduos. Só se pode mesmo segui-los... Aos que não se limitaram em teorias, aos que são professores por vocação e não por ocasião, aos que se mostraram amigos e preocupados com nossos interesses, nosso respeito e eterna gratidão.

05. Mostrar-nos um mundo novo, pegar em nossa mente e torná-la melhor. Sentimos muitas vezes isso, nestes momentos a certeza da execução da função era uma. Quando não, tentamos mostrar qual era, e muitas vezes foi conseguido. Poucos foram os momentos onde nada ocorreu, ou nada foi tentado. Obrigado aos que nos levaram, aos que vieram e aos que nada puderam. É aí, com certeza, que devemos nos superar.

06. Há homens que lutam um dia e são bons.
Há homens que lutam um ano e são melhores. Há aqueles que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda vida. Esses são imprescindíveis. A vocês mestres, homens imprescindíveis que transformaram a ingenuidade em experiência, nosso muito obrigado.

07. Aos que foram reconhecidos ou não. Aos que se orgulharam de nós. Todos têm a sua importância e serão sempre lembrados.

08. A imortalidade de que se reveste a natureza humana faz o homem sempre presente, presente pela cultura que transmite, presente pelo exemplo que legou. O nosso agradecimento sincero aos professores amigos, aos somente professores, e àqueles que, com seus problemas e dores humanos, não foram amigos nem professores, mas também passaram por nós. Nosso respeito, nosso afeto.

09. Durante todos esses anos várias pessoas colaboraram e nos ensinaram muitas coisas... E confessamos que não aprendemos tudo que quisemos, mas aprendemos tudo que pudemos. Andamos muito tentando alcançar este momento. E agora queremos revelar nossos sinceros agradecimentos às pessoas que nos fizeram sorrir, chorar, sentir, viver... crescer...

10. Nossa gratidão àqueles que fizeram do magistério um ideal, mesclando a arte de ensinar com o dom da convivência, tornando-se nossos amigos e transmitindo suas experiências que grandemente ajudaram na nossa formação. Nosso perdão àqueles que se limitaram a ser apenas professores.

11. Mestre: Homem que ensina; aquele que é versado em alguma ciência ou arte; homem superior e de muito saber, e que serve de ensino ou lição. Nosso muito obrigado àqueles que, ao nos ensinarem as lições do ofício, semearam em nós a vontade de tocar nossa própria música e escolher as notas que nos cabem, com a coragem e a perícia para acreditarmos em nós mesmos.

12. A vocês, nossos mestres, que, no propósito impessoal de ensinar, revigoravam pacientemente em nós a arte da cura. Que plantaram a semente do saber, fazendo de suas mãos as nossas mãos, de seus olhos a nossa visão, de seus conhecimentos o nosso aprendizado. Com vocês caminhamos juntos e, a cada dor que confrontamos, serão das suas essências que partirão nossas ações, guiadas pela disciplina e rigores da arte e pelas emoções da ciência.

13. Mestre, meu mestre querido!
coração do meu corpo intelectual e inteiro!
Vida da origem da minha inspiração!

14. Meu mestre e meu guia!
A quem nenhuma coisa feriu, nem doeu, nem pertubou, seguro como um sol fazendo o seu dia involuntariamente, natural como um dia mostrando tudo, meu mestre, meu coração não aprendeu a tua solenidade, meu coração não aprendeu nada e nada, meu coração está perdido.
(Fernando Pessoa)

15. O nosso mais profundo sentimento de respeito e gratidão pelos valores morais e princípios éticos com que plasmaram o nosso caráter, o nosso senso de justiça e dignidade humana, pois, nos fizeram compreender que, na condição de seres livres e conscientes representamos o ápice da evolução em nosso planeta.

16. "A imortalidade de que se reveste a natureza humana
Faz o homem sempre presente.
Presente pela amizade que conquistou;
Presente pelo exemplo que legou;
Sempre presente porque educou."
Michel Wolle

17. "Àqueles que quando deveriam ser simplesmente professores, foram mestres, nos transmitindo seus conhecimentos e experiências; que quando deveriam ser mestres foram amigos e em sua amizade nos compreenderam e nos incentivaram a seguir nosso caminho, expressamos os nossos maiores agradecimentos e o nosso profundo respeito, que sempre serão poucos diante do muito que foi oferecido."

18. "Nosso agradecimento por repartir seus conhecimentos, colocando em nossas mãos as ferramentas com asa quais abriremos novos horizontes, rumo à satisfação plena dos ideais humanos e profissionais."

19. "Nossa gratidão àqueles, que repartiram conosco seus conhecimentos com dedicação e amizade, no cumprimento do seu dever; nosso carinho àqueles, que indo mais longe, doaram-nos afeto e nos fizeram crescer; e àqueles que nada disso fizeram, nossa esperança que palavras com humildade, compreensão e humanidade possam, enfim fazer parte de suas vidas, tornando-as menos áridas e mais significativas."

20. "Professor, sois o sal da terra e a luz do mundo.
Sem vós tudo seria baço, e a terra escura.
Professor, faz de tua cadeira a cátedra de um mestre.
Se souberes elevar teu magistério, ele te elevará à magnificência...
... Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.
Melhor professor nem sempre é o de mais saber e, sim, aquele que, modesto, tem a faculdade de manter o respeito e a disciplina da classe.
Cora Coralina

21. "Homem algum poderá revelar-vos senão o que já está meio adormecido na aurora do nosso entendimento. O mestre que caminha à sombra do templo, rodeado de discípulos, não dá sua sabedoria, mas sim sua fé e sua ternura. Se ele for verdadeiramente sábio, não os convidará a entrar na mansão do seu saber, mas vos conduzirá ao limiar de vossa mente."
Gibran Kalil Gibran

22. "O nosso carinho e gratidão, a vocês, que além de transmitir seus conhecimentos e suas experiências, souberam apoiar-nos em nossas dificuldades."

23. "Aos que foram reconhecidos ou não. Aos orgulhosos de nós. Nas provas, nos seminários ou nas farras, não importa. Todos foram determinador e sempre serão lembrados."

24. “Aprender é descobrir aquilo que você já sabe.
Fazer é demonstrar que você o sabe.
Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você.
Nós todos somos aprendizes, fazedores, professores."
Richard Bach

25. Àqueles que nos ensinaram muito mais que teorias, que nos preparam também para vida, todo o nosso carinho e gratidão.

26. "Vocês que plantaram um dia a semente do conhecimento em nós, a verão brotar e gerar, no futuro, cada vez mais plantios e proveitosas colheitas com frutos de reconhecimento e valorização pelos atos de amor e dedicação na arte de ensinar."

27. "Sejamos educadores como garimpeiros, que no meio da sujeira, encontra o brilho inconfundível do diamante."
Hamilton Werneck


28. "Agradecer é admitir que houve um minuto em que se precisou de alguém.
Agradecer é reconhecer que o homem jamais poderá lograr para si o dom de ser auto-suficiente.
Aos nossos mestres que nos convidaram a voar em sua sabedoria, mesmo sabendo que este voar dependeria das asas de cada um de nós.
Aos nossos mestres que, pela sua presença, marcaram nossa vida e em um simples gesto ou até mesmo num olhar transmitiram-nos palavras.
A vocês, o nosso simples, mas eterno obrigado.

29. A Docência é apenas uma tarefa no caminho. Quando chegarmos à meta, não haverá sábios nem ignorantes, pois seremos todos irmãos.
E de tudo que houvermos semeado, só permanecerá o amor!

30. "Mestre, posso sair mais tarde hoje?
Ao contrário do que algumas vezes lhe pedi, hoje eu quero é ficar mais um pouco...
Ficar mais alguns instantes para desfrutar da sua presença e da proteção que ela me traz...
Ficar para poder admirar, mais uma vez, a sua destreza, a sua capacidade de diagnosticar e prognosticar...
Ficar pela segurança de poder contar, contar contigo, amparando minhas dúvidas e suscitando em mim a maturidade de um profissional.
Ficar porque longe daqui, quem me protegerá com o olhar de um pai?
Quem me incentivará a não desanimar diante de um insucesso?
Ninguém poderá substituí-lo, mas o que me consola é que trago em mim muito de você, muito do que me ensinou. E agora encontro-me procurando meu estado de aluno, sabendo que em instantes me tornarei seu colega, porém com a certeza de jamais deixar de ser seu discípulo...
O discípulo que guardará na memória os ensinamentos, o jeito, a pessoa... e no coração a gratidão, o respeito e a saudade."

31. A vós mestres, a nossa imorredoura e mais sincera gratidão pelo despreendimento e empenho com que vos lançastes à luta da nobre missão de ensino, estendendo-nos a mão nas horas de dúvida, nos momentos difíceis e apoiando-nos em nossas decisões.
Nosso júbilo e nossa gratidão hão de compensar o que o verbo silencia.

32. Aos verdadeiros mestres, responsáveis pela nossa vitória, estimuladores de nosso crescimento, dedicamos nossa sincera homenagem e nossa eterna gratidão.

33. Sentimo-nos orgulhosos de vós, de vosso exemplo e esforço, por isso, talvez não saibamos explicar em palavras o especial carinho, a gratidão que vos dedicamos.
Dividi, pois, conosco, os méritos desta conquista, porque ela vos pertence; ela é tanto vossa, quanto nossa.

34. Aqueles que nos transmitiram seus conhecimentos e experiências profissionais e de vida com dedicação e carinho, àqueles que nos guiaram para além das teorias, das filosofias e das técnicas, expressamos os nossos maiores agradecimentos e o nosso profundo respeito, que sempre serão poucos, diante do muito que nos foi oferecido.

35. Hoje estamos nascendo para um mundo novo, não mais necessitando de mão protetoras, mas de mãos que colham os brotos das sementes por vocês plantadas.

36. “Jamais poderemos ser suficientemente gratos aos nossos pais e aos nossos mestres”.
(Aristóteles)

37. Educador,

"Não me ensine nada que eu possa descobrir. Provoque minha curiosidade. Não me dê apenas respostas. Derrame minhas idéias e me dê somente pistas de como ordená-las. Nao me mosrte exemplos.
Antes me encoraje a ser exemplo vivo de tudo o que posso aprender. Construa comigo o conhecimento.
Sejamos juntos inventores, descobridores, navegantes e piratas de nossa aprendizagem. Nao fale apenas de um passado distante ou de um futuro imprescindível. Esteja comigo hoje alternando as sensações de quem ensina e de quem aprende."
Ivana M. Pontes

Você sabe como surgiu o Dia do Professor?

O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.


O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".



Fontes:
Site www.diadoprofessor.com.br
Site www.unigente.com

15 DE OUTUBRO: DIA DO PROFESSOR

Dia do professor - Mini-projeto: Entrevista


Propor aos alunos que entrevistem algum familiar a respeito do que lembram de seus professores. Orientar os alunos a formularem questões como, qual o professor preferido, de que matéria mais gostava e o motivo, o que lhe chamava a atenção no professor, etc.

Depois, promova a troca de informações em uma roda de conversa.

Poema

Convide os alunos a criarem um poema coletivamente em homenagem a todos os professores da escola.

Auxilie-os escrevendo, conforme forem ditando no quadro o poema, conduza as melhorias e correções no texto e transcreva em uma folha de papel pardo grande para que os alunos possam ilustrá-lo com desenhos deles e assinem.

Expor a criação coletiva em espaços de uso comum na escola.


Decálogo do bom professor


Quem exercita a democracia em pequenas unidades escolares, constrói um espaço próprio e competente para assumir responsabilidades maiores na estrutura do Estado.

Apresentamos um decálogo contendo dez princípios para atividade docente de um bom professor do terceiro milênio, século marcado pela informação e pelo conhecimento tecnológico.

O professor do século XXI é aquele que, além da competência, habilidade interpessoal, equilíbrio emocional, tem a consciência de que mais importante do que o desenvolvimento cognitivo é o desenvolvimento humano e que o respeito às diferenças está acima de toda pedagogia..

A função do bom professor do século XXI não é apenas a de ensinar, mas de levar seus alunos ao reino da contemplação do saber.

Eis então os dez passos na direção de uma pedagogia do desenvolvimento humano:


1º PASSO - Aprimorar o educando como pessoa humana - A nossa grande tarefa como professor ou educador não é a de instruir, mas a de educar nosso aluno como pessoa humana, como pessoa que vai trabalhar no mundo tecnológico, mas povoado de corações, de dores, incertezas e inquietações humanas.

A escola não pode se limitar a educar pelo conhecimento destituído da compreensão do homem real, de carne e osso, de corpo e alma.

De nada adianta o conhecimento bem ministrado em sala de aula, se fora da escola, o aluno se torna um homem brutalizado, desumano e patrocinador da barbárie.

Educamos pela vida como perspectiva de favorecer a felicidade e a paz entre os homens.

2º - Preparar o educando para o exercício da cidadania - Se de um lado, primordialmente, devemos ter como grande finalidade do nosso magistério o ministério de fazer o bem às pessoas, fazer o bem é preparar nosso para o exercício exemplar e pleno da cidadania.

O cidadão não começa quando os pais registram seus filhos no cartório nem quando os filhos, aos dezoito anos, tiram suas carteira de identidade civil, a cidadania começa na escola, desde os primeiros anos da educação infantil e se estende à educação superior, nas universidades; começa com o fim do medo de perguntar, de inquirir o professor, de cogitar outras possibilidades do fazer, enfim, quando o aluno aprende a fazer fazer, a construir espaço de sua utopia e criar um clima de paz e bem-estar social, política e econômico no meio social.

3º - Construir uma escola democrática - A gestão democrática é a palavra de ordem na administração das escolas. Os educadores que atuarão no novo milênio devem ter na gestão democrática um princípio em que não arredam pé, não abrem mão.

Quanto mais a escola for democrática, mais transparente. Quanto mais a escola é democrática, menos erra, tem mais acerto e possibilidade de atender com eqüidade as demandas sociais. Quanto mais exercitamos a gestão democrática nas escolas, mais no preparamos para a gestão da sociedade política e civil organizada.

Aqui, pois, reside uma possibilidade concreta: chegar à universidade e concluir um curso de educação superior e estar preparado para tarefas de gestão na governo do Estado, nas prefeituras municipais e nos órgãos governamentais.

Quem exercita a democracia em pequenas unidades escolares, constrói um espaço próprio e competente para assumir responsabilidades maiores na estrutura do Estado. Portanto, quem chega à universidade não deve nunca descartar a possibilidade de inserção no meio político e poder exercitar a melhor política do mundo, a democracia.

4º - Qualificar o educando para progredir no mundo do trabalho - Por mais que a escola qualifique seus recursos humanos, por mais que adquira o melhor do mundo tecnológico, por mais que atualize suas ações pedagógicas, era sempre estará marcando passo frente às novas transformações cibernéticas, mas a escola, através de seus professores, poderá qualificar o educando para aprender a progredir no mundo do trabalho, o que eqüivale a dizer a oferecer instrumentos para dar respostas, não acabadas ( porque a vida é processo inacabado) às novas demandas sociais, sem medo de perdas, sem medo de mudar, sem medo de se qualificar, sem medo do novo, principalmente o novo que vem nas novas ocupações e empregabilidade.

5º - Fortalecer a solidariedade humana - É papel da escola favorecer a solidariedade, mas não a solidariedade de ocasião, que nasce de uma catástrofe, mas do laço recíproco e cotidiano e de amor entre as pessoas. A solidariedade que cabe à escola ensinar é a solidariedade que não nasce apenas das perdas materiais, mas que chega como adesão às causas maiores da vida, principalmente às referentes à existência humana.

Enfim, é na solidariedade que a escola pode desenvolver, no aluno-cidadão, o sentido de sua adesão às causas do ser e apego à vida de todos os seres vivos, aos interesses da coletividade e às responsabilidades de uma sociedade a todo instante transformada e desafiada pela modernidade.

6º - Fortalecer a tolerância recíproca - Um dos mais importantes princípios de quem ensina e trabalha com crianças, jovens e adultos é o da tolerância, sem o qual todo magistério perde o sentido de ministério, de adesão aos processos de formação do educando.

A tolerância começa na aceitação, sem reserva, das diferenças humanas, expressas na cor, no cheiro, no falar e no jeito de ser de cada educando.

Só a tolerância é capaz de fazer o educador admitir modos de pensar, de agir e de sentir que diferente dos de um indivíduo ou de grupos determinados, políticos ou religiosos.

7º - Zelar pela aprendizagem dos alunos - Muitos de nós professores, principalmente os do magistério da educação escolar, acreditam que o importante, em sala de aula, é o instruir bem, o que pode ser traduzido, ter domínio de conhecimento da matéria que ministra aula.

No entanto, o domínio de conhecimento não deve estar dissociado da capacidade de ensinar, de fazer aprender. De que adiante e conhecimento e não saber, de forma autônoma e crítica, aplicar as informações?

O conhecimento não se faz apenas com metalinguagem, com conceitos a, b ou c, e sim, com didática, com pedagogia do desenvolvimento do ser humano, sua mediação fundamental.

O zelo pela aprendizagem passa pela recuperação daqueles que têm dificuldade de assimilar informações, sejam por limitações pessoais ou sociais. Daí, a necessidade de uma educação dialógica, marcada pela troca de idéias e opiniões, de uma conversa colaborativa em que não se cogita o insucesso do aluno.

Se o aluno fracassa, a escola também fracassou. A escola deve riscar do dicionário a palavra FRACASSO. Quando o aluno sofre com o insucesso, também fracassa o professor. A ordem, pois, é fazer sempre progredir, dedicar-se mais do que as horas oficialmente destinadas ao trabalho e reconhecer que nosso magistério é missão, às vezes árdua, mas prazerosa, às vezes sem recompensa financeira condigna que merecemos, mas que pouco a pouco vamos construindo a consciência na sociedade, principalmente a política, de que a educação, se não é panacéia, é o caminho mais seguro para reverter as situações mais inquietantes e vexatórias da vida social.

8º- Colaborar com a articulação da escola com a família - O professor do novo milênio deve ter em mente que o profissional de ensino não é mais pedestal, dono da verdade, representante de todos os saberes, capaz de dar respostas para tudo. Articular-se com as famílias é a primeira missão dos docentes, inclusive para contornar situações desafiadoras em sala de aula.

Quanto mais conhecemos a família dos nossos alunos, mais os entendemos e mais os amamos. Uma criança amada é disciplinada. Os pais, são, portanto, coadjuvantes do processo ensino-aprendizagem, sem os quais nossa ensinança fica coxa, não vai adiante, não educa.

A sala de aula não é sala-de-estar do nosso lar, mas nada impede que os pais possam ajudar nos desafios da pedagogia dos docentes nem inoportuno é que os professores se aproximam dos lares para conhecerem de perto a realidade dos alunos e possam juntos, pais e professores, fazer a aliança de uma pedagogia de conhecimento mútuo, compartilhado e mais solidário.

9º - Participar ativamente da proposta pedagógica da escola - A proposta pedagógica não deve ser exclusividade dos diretores da escola. Cabe ao professor participar do processo de elaboração da proposta pedagógica da escola até mesmo para definir de forma clara os grandes objetivos da escola para seus educandos.

Um professor que não participa, se trumbica, se perde na solidão de suas aulas e não tem como pensar-se como ser participante de um processo maior, holístico e globalizado. O mundo globalizado para o professor começa por sentir-se parte no seu chão das decisões da escola, da sua organização administrativa e pedagógica.

10º - Respeitar as diferenças - Se de um lado, devemos levantar a bandeira da tolerância, como um dos princípios do ensino, o respeito às diferenças conjuga-se com esse princípio, de modo a favorecer a unidade na diversidade, a semelhança na dessemelhança. Decerto, o respeito às diferenças de linguagem, às variedades lingüísticas e culturais, é a grande tarefa dos educadores do novo milênio.

O respeito às diferenças não tem sido uma prática no nosso cotidiano, mas, depois de cinco séculos de civilização tropical, descobrimos que a igualdade passa pelo respeito às diferenças ideológicas, às concepções plurais de vida, de pedagogia, às formas de agir e de ser feliz dos gêneros humanos.

O educador, pois, deve ter a preocupação é reeducar-se de forma contínua uma vez que nossa sociedade ainda traz no seu tecido social as teorias da homogeneidade para as realizações humanas, teoria que, depois de 500 anos, conseguiu apenas reforçar as desigualdades sociais. Nossa missão, é dizer que podemos amar, viver e ser felizes com as diferenças, pois, nelas, encontraremos nossas semelhanças históricas e ancestrais: é, dessa maneira, a nossa forma de dizer ao mundo que as diferenças nunca diminuem, e sim, somam valores e multiplicam os gestos de fraternidade e paz entre os homens.

Pela manhã, o bom religioso, abre o livro sagrado e reflete sobre o bem e o mal.

Por um feliz amanhã, o bom professor abre a LDB e aprende a conciliar o conhecimento e a humanidade.

Vicente Martins

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

:: CACCST - Casa de Apoio à Criança com Câncer Santa Teresa - www.caccst.org.br::

:: CACCST - Casa de Apoio à Criança com Câncer Santa Teresa - www.caccst.org.br::

Solidariedade - Ajude!!!

Câncer não é contagioso... ...mas solidariedade é!



Prezados,
Conforme fotos em anexo, o tipo de material que compõem o assoalho do andar superior da Casa de Apoio à Criança com Câncer Santa Teresa, cujo componente de sustentação são toras de madeira que dá suporte ao piso (que está completamente comprometido por infestações de cupins), e esteticamente foi revestido de paviflex.
Ocorre que, na semana anterior quando a casa encontrava-se com mais de 20 pessoas hospedadas e as crianças brincavam na sala, foi detectado o afundamento do suporte de madeira em alguns pontos da sala. Em face do terror que tomou conta dos assistidos, chamamos um ajudante de pedreiro para verificar o que estava acontecendo e comprovamos o risco iminente que se encontra a instituição.
Vale ressaltar que esse andar, além da sala, é composto por todos os dormitórios onde é realizada a hospedagem. Apesar, de não ter sido detectado nenhum outro afundamento nos outros cômodos, não sabemos precisar o comprometimento do dano, sendo necessário monitorar continuamente e dedetizar a cada dois meses, o que já foi gentilmente cedido em parceria com a Sanitás.
Desta forma, interditamos a sala, local onde se dava a atração noturna das crianças e jovens que era composta de jogos eletrônicos e televisão onde eles acompanhavam a programação doada em parceria com a Net; não foi possível restabelecer o lazer em nenhum outro ponto da instituição, uma vez que a instituição fica situada muito próxima ao morro de São Carlos e constantemente tem tiroteios, impedindo as crianças de descerem para a sala no andar inferior para realizar essas atividades já que os andares são independentes por uma escada externa, além da previsão do tempo.
De acordo com o fato descrito acima, contamos com a parceria da Flaviense para nos ajudar a resolver a situação no que tange as madeiras de IPÊ, e precisamos de apoio para pagamento da mão de obra do marceneiro.
Valor do Orçamento: R$2.000,00 (dois mil reais)


Estamos contando com vocês!
BANCO BRADESCO - Agência: 0445 - Conta corrente: 0142134-4 Titular: Casa de Apoio à Criança com Câncer Santa Teresa CNPJ: 04.158.233/0001-78


Atenciosamente,

Sandra Nóbrega
Presidente
Marília Rêgo Sant' Anna


Gerente Institucional


(021)2220-2668 e 3984-30508885-2668



Visite nosso site: http://www.caccst.org.br/






sábado, 3 de outubro de 2009

Painel para o Dia das crianças - 12 de Outubro



Que tal aproveitar o cartaz e reproduzir um painel e enfatizar o Direito das Crianças?!

Pode-se aplicar a técnica de colagem com papéis em diversas texturas, utilizar EVA.

Amplie a imagem no tamanho desejado e aplique a técnica para construção do painel.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Cultura - Promovendo cidadania!




Trabalhar valores humanos em sala de aula se faz necessário nos tempos atuais.
Promova um debate a cerca do tema.





  • O que é cultura?


  • De que forma a cultura contribui para a formação do cidadão?


  • Como foi formada a cultura no Brasil?


  • Cultura no Mundo.


  • Através destes tópicos, trabalhe cidadania, pluralidade, ética, e muito mais!


Compartilhe conosco as suas experiências! Escreva para: encontropedagogico@hotmail.com

IX CIHELA - IX CONGRESSO IBEROAMERICANO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO LATINO-AMERICANA

IX CIHELA - IX CONGRESSO IBEROAMERICANO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO LATINO-AMERICANA

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Piolho?! É uma doença... Evite!!!

Pediculose

O que é Pediculose ?

É uma doença provocada pela infestação de piolhos. Pode-se encontrar os seguintes tipos de Pediculose em função dos três tipos de piolhos que parasitam o ser humano:

(a) Pediculose do Couro Cabeludo: provocada pela presença do Pediculus humanus var capitis e lêndeas presas nos fios de cabelo, atinge preferencialmente crianças em fase escolar;

(b) Pediculose do Corpo: que tem como causador o Pediculus humanus var corporis (vulgarmente conhecido como muquirana) e lêndeas que são depositadas nos pêlos e roupas dos indivíduos;

(c) Pediculose Pubiana: causada pelo Phthirus pubis (vulgarmente chamado de chato) e lêndeas que são colocadas nos pêlos pubianos.
O que é o piolho?

É um inseto que não voa, não pula, pode parasitar o couro cabeludo, corpo e região pubiana, se alimenta de sangue humano e vive em torno de 30 dias. Dependendo da espécie a fêmea pode colocar até 300 ovos durante sua vida.

Sintoma e Conseqüências

O primeiro sintoma é uma intensa coceira no couro cabeludo, principalmente na região da nuca e atrás das orelhas.

Conseqüências
A intensa coceira no couro cabeludo pode ocasionar feridas que são portas abertas para infecções bacterianas, como impetigo, além do aparecimento de gânglios e stress que leva ao baixo rendimento escolar.

Como transmite?

A transmissão acontece:
- Pelo contato pessoal (direto) dos indivíduos infestados.
- Pelo uso coletivo de utensílios como: pente, boné, travesseiro, lenço de cabeça, presilha, almofada, etc.


Como tratar?

Passar freqüentemente o pente fino no mínimo uma vez ao dia. Para cabelos crespos ou ondulados, use antes um creme rinse.
Quando estiver passando o pente fino, utilize sempre um pano branco evitando assim que os piolhos caiam na roupa.
Os piolhos, lêndeas e ninfas que caírem no pano, devem ser deixados em vinagre diluído em água por um período de 30 minutos, para que sejam mortos.

Retirar todas as lêndeas de acordo com os seguintes passos:

a) Molhar um pedaço de algodão em vinagre (diluído em água na proporção de 1:1);

b) Selecionar 3 ou 4 fios de cabelo que estejam com lêndeas;

c) Com ajuda do algodão embebido em vinagre diluído, envolver os fios de cabelo (3 ou 4 no máximo) pressionando-os entre os dedos;

d) Puxar lentamente no sentido da base do cabelo para a ponta e com a outra mão, segurar a base do cabelo para não machucar a criança;

e) Trocar sempre que necessário o algodão, desprezando-o em um frasco com vinagre diluído em água para matar as lêndeas;

Nunca usar querosene, neocid ou qualquer outro inseticida, pois são tóxicos ao ser humano.

Ferver os objetos pessoais, tais como: pente, boné, lençol e roupas.


Como evitar?

Inspecionar a cabeça diariamente a procura de piolhos e lêndeas.
Passar assiduamente o pente fino.
Não compartilhar objetos pessoais, tais como: travesseiro, pente, boné, lenço de cabeça, presilha, etc

Serviços:
DISQUE PIOLHO (021) 2598-4379 Ramal: 126

http://www.piolho.fiocruz.br

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Datas Comemorativas - Outubro

Seminários e Cursos

Em novembro, haverá oficinas e seminários sobre vários assuntos Pedagógicos. Ótima oportunidade para atualizar-se!

A grade dos seminários está sendo montada de acordo com o interesse do público atendido. Mande sua sugestão! (encontropedagogico@hotmail.com)


Envie seus dados por email e receba sua ficha de inscrição!


Os cursos serão certificados pelo SINEPE/RJ.


quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Cavalinho de pet - 7 de setembro


Para enfatizar a data deixo de sugestão a confecção deste cavalinho que achei no albúm do picasa. Será o maior sucesso a saída da sua turminha !

7 de setembro - Mais dicas!












terça-feira, 1 de setembro de 2009

Atividades







sábado, 29 de agosto de 2009

Dia da àrvore! Mais uma sugestão...

Dica: Pode-se também produzir esta árvore em tamanho menor junto aos alunos e confeccionar uma árvore como fantoche de vara. Colar balinhas de frutas na copa da árvore, para que os alunos saiam com esta lembrancinha e enfatize a data.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Adoro a sua visita - Que bom que você veio ao meu blog





  • Ensinar bem é...
    ... identificar necessidades


Conseguir enxergar as características pessoais de cada aluno é um dos grandes desafios do dia-a-dia na sala de aula. Mas é condição indispensável para que o ato de ensinar seja eficaz, pois os conteúdos só fazem sentido quando estão ligados aos interesses dos estudantes.
O modo de funcionamento da maioria das escolas não costuma contribuir para que crianças e jovens manifestem suas necessidades. O tempo é curto, as classes, numerosas, e os currículos, extensos. No entanto, o ensino de qualidade só vira realidade quando você adota estratégias para identificar demandas e interesses dos estudantes. "Não é preciso, nem se deve, visitar a família do aluno para conhecê-lo", diz a antropóloga Ana Luiza Carvalho da Rocha, do Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (Geempa), de Porto Alegre. "Basta procurar indícios das condições de vida dele no comportamento em sala de aula: como são sua linguagem, as roupas que usa e seus movimentos”.


Mais próximo da turma

Antes de analisar a garotada, é importante você fazer uma auto-avaliação. Perceba se suas atitudes em sala de aula dão a eles a possibilidade de se expressar individualmente ou se você reforça o "anonimato". Depois reveja a imagem que faz de cada um. Tenha em mente que, ao contrário do que acontece socialmente, é fundamental aproximar-se dos membros do grupo que incomodam, resistem ou tentam se esconder. É preciso ouvir a classe para saber as expectativas em relação à escola e a você. Mas lembre-se: nem sempre os pedidos de ajuda correspondem às verdadeiras necessidades e dificuldades. Ao solicitar um esclarecimento, o aluno pode estar fazendo um pedido de ordem afetiva — por exemplo, para se sentir mais seguro.


Práticas bem-sucedidas

Outro modo de perceber as necessidades de cada um é organizar a classe em grupos de até quatro integrantes e incentivar a cooperação entre eles: quem é bom numa disciplina ajuda os demais. Jogos também funcionam, "pois criam situações que, de forma leve e pouco indutiva, fazem crianças e jovens demonstrar suas condições, inclusive morais", diz Ana Luiza. Na hora de organizar o conteúdo, adote estratégias de ensino que conectem o aluno aos conhecimentos, valores e símbolos que ele já tem. Com certeza a classe terá mais vontade de aprender.

Trabalho de investigação

Para descobrir quais são as reais necessidades da classe, o ideal é:

  • examinar se o ambiente permite que todos se expressem livremente;
  • observar os alunos durante as atividades cotidianas;
  • avaliar as habilidades potenciais de cada estudante;
  • criar e gerenciar situações-problema e ver o desempenho individual da garotada;
  • sempre que possível, trocar informações e idéias com outros professores;
  • mostrar que você se importa com o progresso da turma.

Educar - Rubem Alves

Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu.
O educador diz: “Veja!” - e, ao falar, aponta.
O aluno olha na direção apontada e vê o que nunca viu.
Seu mundo se expande. Ele fica mais rico interiormente...
E, ficando mais rico interiormente, ele pode sentir mais alegria e dar mais alegria - que é a razão pela qual vivemos.

Já li muitos livros sobre psicologia da educação, sociologia da educação, filosofia da educação – mas, por mais que me esforce, não consigo me lembrar de qualquer referência à educação do olhar ou à importância do olhar na educação, em qualquer deles.

A primeira tarefa da educação é ensinar a ver.
É através dos olhos que as crianças tomam contato com a beleza e o fascínio do mundo.
Os olhos têm de ser educados para que nossa alegria aumente.
A educação se divide em duas partes: educação das habilidades e educação das sensibilidades.

Sem a educação das sensibilidades, todas as habilidades são tolas e sem sentido.
Os conhecimentos nos dão meios para viver. A sabedoria nos dá razões para viver.
Quero ensinar as crianças. Elas ainda têm olhos encantados. Seus olhos são dotados daquela qualidade que, para os gregos, era o início do pensamento: a capacidade de se assombrar diante do banal.

Para as crianças, tudo é espantoso: um ovo, uma minhoca, uma concha de caramujo, o vôo dos urubus, os pulos dos gafanhotos, uma pipa no céu, um pião na terra.
Coisas que os eruditos não vêem.
Na escola eu aprendi complicadas classificações botânicas, taxonomias, nomes latinos – mas esqueci.
Mas nenhum professor jamais chamou a minha atenção para a beleza de uma árvore, ou para o curioso das simetrias das folhas.
Parece que, naquele tempo, as escolas estavam mais preocupadas em fazer com que os alunos decorassem palavras que com a realidade para a qual elas apontam.
As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor.
Aprendemos palavras para melhorar os olhos.
Há muitas pessoas de visão perfeita que nada vêem...
O ato de ver não é coisa natural. Precisa ser aprendido. Quando a gente abre os olhos, abrem-se as janelas do corpo, e o mundo aparece refletido dentro da gente.

São as crianças que, sem falar, nos ensinam as razões para viver.
Elas não têm saberes a transmitir.
No entanto, elas sabem o essencial da vida.
Quem não muda sua maneira adulta de ver e sentir e não se torna como criança jamais será sábio.

27 De Setembro - Dia do Idoso

O dia do idoso é comemorado no Brasil no dia 1º de Outubro e tem como objetivo a valorização do idoso.
Até o ano de 2006, esta data era celebrada no dia 27 de Setembro, porém, em razão da criação do estatuto do idoso em 1º de Outubro, o dia do idoso foi transferido para esta de acordo com a lei número 11.433 de 28 de Dezembro de 2006. (fonte: wikipédia)

16 de Setembro - Dia da Preservação da Camada de Ozônio




domingo, 23 de agosto de 2009

Mini Projeto Dia da árvore


Objetivos: Sensibilizar os alunos para o assunto desmatamento; sensibilizar as crianças para os benefícios da árvore no dia a dia de todos os seres vivos; promover o cuidado com o meio ambiente.

Faixa etária: De 2 a 10 anos

Desenvolvimento: Através da roda de conversa inicie explorando o tema com os alunos, pergunte se em suas casas possuem árvores, ou próximo, converse se sabem para que elas servem. Explique que há vários tipos de árvores e ela posssuem muitos benefícios.

( abaixo texto informativo que pode ser utilizado como fonte de informação para o professor abordar na roda de conversa, aborde os assuntos de acordo com a faixa etária).


A ÁRVORE

A maior de todas as plantas. As árvores mais altas podem medir mais do que um edifício de 30 andares.


  • Podem viver milhares de anos e estão em contínuo crescimento.


  • Suas folhas produzem o alimento que as mantêm.


  • Nas regiões onde o inverno é rigoroso, perdem as folhas no outono. Outras conservam as folhas no inverno, permanecendo verdes o ano todo. Com a chegada da primavera, novas folhas e flores começam a nascer. As flores se transformam em frutos, que contêm as sementes que se transformarão em outras árvores.


  • O cerne da árvore é chamado de madeira.


  • A árvore se distingue das outras plantas em três aspectos: em geral, sua altura mínima é de 4,5 m; possui um caule lenhoso, chamado tronco; o diâmetro mínimo do tronco é de 8 cm. Os milhares de tipos de árvores enquadram-se em dois grupos principais: latifoliadas (de folhas largas) e angustifoliadas (de folhas estreitas).
    Produtos da Madeira.


  • A madeira das árvores tem grande valor comercial. As toras são largamente utilizadas pelas indústrias de construção e de móveis. A pasta de madeira, principal matéria-prima para a fabricação do papel, resulta do processo de desfibrar e triturar as toras. A indústria química utiliza a polpa da madeira para fazer álcool, plásticos e outros produtos.
    Produtos Alimentícios.


  • O homem se alimenta dos frutos da árvore desde tempos imemoriais. A maior variedade de árvores frutíferas cresce nas regiões tropicais e subtropicais.

  • Outros Produtos. A árvore-da-borracha, ou seringueira, produz o látex, um líquido leitoso utilizado na fabricação da borracha natural. Os pinheiros produzem uma resina pegajosa utilizada na fabricação da terebintina. A casca esponjosa do carvalho-sobreiro, que cresce nos países do Mediterrâneo, fornece a cortiça.


  • Muitas árvores produzem substâncias utilizadas como remédios.


As Árvores e a Conservação da Natureza.


As árvores ajudam a conservar o solo e a água. Suas raízes impedem que o solo seja erodido pelas chuvas fortes. As raízes também ajudam a armazenar água no solo. Nas regiões montanhosas, as florestas evitam as avalanches de neve e também fornecem abrigo à vida selvagem.


  • As árvores ajudam a preservar o equilíbrio dos gases na atmosfera. Suas folhas absorvem gás carbônico do ar e produzem oxigênio. Esses dois processos são fundamentais para a sobrevivência do homem.
ESPÉCIES DE ÁRVORES


Ipê-amarelo, árvore tipicamente brasileira.


Existem cerca de 400 mil espécies de árvores catalogadas. Os cientistas que estudam as plantas, chamados de botânicos, agrupam em famílias os diversos tipos de árvore e as plantas com as quais compartilham traços comuns. A acácia (árvore), a giesta (arbusto) e o feijoeiro (trepadeira), por exemplo, pertencem todos à mesma família. Essas plantas são reunidas num só grupo porque se reproduzem da mesma maneira e possuem flores semelhantes. As árvores podem ser divididas em seis grupos.



  • As Árvores Latifoliadas são as mais numerosas e variadas do mundo. Têm as folhas largas e chatas e madeira dura. Pertencem a uma classe de plantas chamada de angiospermas. Essas plantas dão flores que se transformam em frutos, que, por sua vez, envolvem completamente as sementes.

  • As Árvores Angustifoliadas compreendem os diferentes tipos de abetos e pinheiros, dos quais existem cerca de 500 espécies. A maioria dá folhas estreitas, pontudas, em forma de agulha. Pertencem a uma classe de plantas chamada gimnospermas, que se caracterizam pelas flores extremamente simples e por sementes que não ficam encerradas numa cavidade fechada, ou seja, dentro de frutos. Elas pertencem a quatro famílias – a dos pinheiros, a dos teixos, a dos ciprestes e a das sequóias. A família das sequóias só existe na América do Norte. Há sequóias que atingem cerca de 100 m de altura, com troncos que podem medir até 12 m de diâmetro.

  • As Palmeiras, os Pandanos e os Dragoeiros pertencem ao grande grupo das plantas de flor chamadas monocotiledôneas. Essas árvores crescem sobretudo nos climas quentes. Dos três tipos de árvores deste grupo, as palmeiras são as mais importantes.

  • As Cicadáceas se parecem muito com as palmeiras. Têm um tronco sem ramos, com uma coroa de folhas longas em forma de pena.

  • Fetos Arborescentes. São mais conhecidos sob a forma de plantas pequenas, como as samambaias, de frondes (folhas) verdes em forma de pena. Fazem parte de um grupo também conhecido como pteridofita. Reproduzem-se por meio de minúsculas células chamadas esporos, que se desenvolvem na face inferior das folhas.

  • Os Gincos constituem uma espécie de árvore antiqüíssima. Ao contrário das outras árvores gimnospermas, o ginco dá folhas em forma de leque.

AS PARTES DA ÁRVORE
A árvore possui três partes principais: o tronco e os ramos ou galhos; as folhas; e as raízes.
O Tronco e os Ramos determinam o formato da árvore. Os troncos das árvores latifoliadas e angustifoliadas são formados por quatro camadas sobrepostas de tecido vegetal, e continuam nos ramos e nas raízes. Essas camadas, da mais interna para a mais externa, são: lenho, câmbio, líber, feloderme, felogênio e súber.
O lenho é a parte central do tronco. Possui minúsculos canais que transportam, das raízes até as folhas, a água misturada com minerais. Esse líquido é chamado de seiva.
As Folhas das várias espécies de árvores diferem no tamanho e na forma. As palmeiras têm folhas de até 1,20 m de largura por 6 m de comprimento. As folhas de algumas angustifoliadas medem menos de 15 mm de comprimento. Certas latifoliadas possuem folhas compostas, formadas por folíolos (pequenas folhinhas).
A principal função das folhas é produzir alimento para a árvore, por meio da fotossíntese, que é um processo pelo qual a planta capta energia solar e a armazena na forma de energia química (alimento). Durante a fotossíntese, o vegetal também absorve o gás carbônico e devolve para a atmosfera o oxigênio. Este processo é fundamental para a manutenção das taxas desses gases na atmosfera. O alimento produzido pelas folhas é chamado seiva elaborada.
As Raízes são ramos longos e subterrâneos do tronco. Têm as mesmas camadas de tecido do tronco. Fixam a árvore no chão e absorvem a seiva bruta contida no solo. As raízes principais subdividem-se em pequenas raízes, que por sua vez, se subdividem em outras ainda menores.
As Flores e os Frutos são as partes por intermédio das quais a maioria das árvores se reproduzem.


COMO UMA ÁRVORE CRESCE
A maioria das árvores nasce de uma semente. Em contato com o solo, a semente germina e a árvore começa a crescer.
Como as Sementes Se Transformam em Árvores. As sementes contêm os elementos que se transformam no tronco e nas raízes das árvores, como o cotilédone e uma reserva de alimento vegetal. Depois que a semente cai da árvore-mãe, ela descansa por algum tempo sobre o chão. Esse período é chamado de dormência que pode variar de uma espécie para outra e de acordo com as condições ambientais. A água, o ar e a luz solar ajudam a semente a germinar (começar a crescer). O alimento armazenado na semente nutre a jovem árvore, ajudando-a a se desenvolver.
Como as Folhas Produzem o Alimento da Planta. À medida que uma jovem folha se desenvolve, ela recebe a seiva das raízes. Absorve também o gás carbônico do ar. A folha utiliza a energia da luz solar para transformar a seiva bruta e o gás carbônico em açúcar. Esse processo tem o nome de fotossíntese. O açúcar produzido pelas folhas fornece alimento ao tronco, ramos e raízes. Durante a fotossíntese, as folhas também produzem oxigênio e o liberam na atmosfera.


Como as Árvores Se Reproduzem.


A maioria das árvores se reproduz sexuadamente. Ou seja, as sementes só são produzidas quando o pólen da parte masculina da flor entra em contato com a parte feminina. Muitas árvores dão flores que contêm essas duas partes. O pólen da parte masculina pode simplesmente cair sobre a parte feminina. Outros tipos de árvores dão flores masculinas e femininas distintas, que nascem na mesma árvore ou em árvores separadas. O pólen é transportado até as flores femininas por meio de insetos, do vento ou de outros agentes. Depois de receber o pólen, a flor se transforma num fruto ou cone que contém uma ou mais sementes.
As árvores também podem reproduzir-se por meio de um processo chamado de reprodução vegetativa. Quando uma árvore é cortada ou derrubada pelo vento, seu toco pode criar brotos verdes. Com o passar do tempo, um ou vários brotos podem desenvolver-se e se transformar em árvores.



SUGESTÃO DE ATIVIDADES:
  • Pesquise com os alunos gravuras e monte um mural com os vários tipos de árvores.
  • Monte um painel com gravuras que retratam os benefícios da árvore.(serve de abrigo para os animais, servem para fabricação de móveis, etc..)
  • Peça para que os alunos pesquisem sobre desmatamento x desenvolvimento sustentável (atividade indicada para alunos do 3º ano em diante). Falar sobre a exploração da madeira de forma sustentável.
  • Após falar sobre a importância das árvores na alimentação pode-se fazer um lanche coletivo com frutas, palmito, chás, etc...
  • Monte em papel pardo uma atividade em grupo, desenhe uma árvore e peça que os alunos colem folhas secas e verdes caídas das árvores, escreva se souber o nome da árvore que pertence a folha.
  • Faça a atividade adote uma muda,se for possível compre mudas e distribua para os alunos no dia da árvore para que eles plantem em suas casas, se houver espaço na escola, plante com eles, ou nas calçadas dos bairros. ( mudas de ipê são boas para plantar em calçadas, pois embelezam as ruas e suas raízes não estragam as calçadas. Já as Frutíferas;Evite frutas maiores que uma goiaba. Ninguém gosta de encontrar uma jaca ou uma manga na capota do carro. Algumas frutas podem manchar a pintura de carros. As frutíferas atraem pássaros.)


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Pode também solicitar temas, assuntos, que se possível, disponibilizo para vocês!


Dia 21 de setembro - Dia da àrvore



No hemisfério sul, o dia 21 de Setembro marca a chegada da primavera, estação onde a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos dias frios de inverno.
No Brasil, carregamos fortes laços com a cultura indígena que deu origem a este país; um deles é o amor e respeito pelas árvores como representantes maiores da imensa riqueza natural que possuímos.
Confirmando o carinho e respeito pela natureza, no Brasil, há 30 anos, formalizou-se então o dia 21 de Setembro como o Dia da Árvore - o dia que marca um novo ciclo para o meio ambiente.


"A árvore quando está sendo cortada, observa com tristeza que o cabo
do machado é de madeira."
(Provérbio árabe)

Atividades :


As transformações sofridas pelas árvores nas estações do ano:
Para colorir!








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