sábado, 10 de outubro de 2009

AOS MESTRES

01. Obrigado por fazerem do aprendizado não um trabalho, mas um contentamento. Por fazerem com que nos sentíssemos pessoas de valor; por nos ajudarem a descobrir o que fazer de melhor e, assim, fazê-lo cada vez melhor. Obrigado por afastarem o medo das coisas que pudéssemos não compreender; levando-nos, por fim, a compreendê-las...Por resolverem o que achávamos complicado... por serem pessoas dignas de nossa total confiança e a quem podemos recorrer quando a vida se mostrar difícil...Obrigado por nos convencerem de que éramos melhor do que suspeitávamos.

02. Agradeço aos professores muito especiais que se tornaram amigos e conselheiros ao final do curso.

03. Aos ourives que, compreendendo os nossos erros, ficaram insatisfeitos com as nossas reticências, apesar de saberem que a perfeição é utopia. Amigos, vocês foram aqueles que, no silêncio de um olhar, no louvor de uma palavra ou na expressão de um gesto, conseguiram saciar a nossa sede pelo porvir e a nossa ânsia pelo conhecimento. E, mesmo quando ousávamos chamar o ser humano a nossa frente de paciente, vocês nos ensinaram a amá-lo e respeitá-lo, esculpindo em nós o verdadeiro sentido da palavra enfermagem.

04. É inútil resumir certos indivíduos. Só se pode mesmo segui-los... Aos que não se limitaram em teorias, aos que são professores por vocação e não por ocasião, aos que se mostraram amigos e preocupados com nossos interesses, nosso respeito e eterna gratidão.

05. Mostrar-nos um mundo novo, pegar em nossa mente e torná-la melhor. Sentimos muitas vezes isso, nestes momentos a certeza da execução da função era uma. Quando não, tentamos mostrar qual era, e muitas vezes foi conseguido. Poucos foram os momentos onde nada ocorreu, ou nada foi tentado. Obrigado aos que nos levaram, aos que vieram e aos que nada puderam. É aí, com certeza, que devemos nos superar.

06. Há homens que lutam um dia e são bons.
Há homens que lutam um ano e são melhores. Há aqueles que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda vida. Esses são imprescindíveis. A vocês mestres, homens imprescindíveis que transformaram a ingenuidade em experiência, nosso muito obrigado.

07. Aos que foram reconhecidos ou não. Aos que se orgulharam de nós. Todos têm a sua importância e serão sempre lembrados.

08. A imortalidade de que se reveste a natureza humana faz o homem sempre presente, presente pela cultura que transmite, presente pelo exemplo que legou. O nosso agradecimento sincero aos professores amigos, aos somente professores, e àqueles que, com seus problemas e dores humanos, não foram amigos nem professores, mas também passaram por nós. Nosso respeito, nosso afeto.

09. Durante todos esses anos várias pessoas colaboraram e nos ensinaram muitas coisas... E confessamos que não aprendemos tudo que quisemos, mas aprendemos tudo que pudemos. Andamos muito tentando alcançar este momento. E agora queremos revelar nossos sinceros agradecimentos às pessoas que nos fizeram sorrir, chorar, sentir, viver... crescer...

10. Nossa gratidão àqueles que fizeram do magistério um ideal, mesclando a arte de ensinar com o dom da convivência, tornando-se nossos amigos e transmitindo suas experiências que grandemente ajudaram na nossa formação. Nosso perdão àqueles que se limitaram a ser apenas professores.

11. Mestre: Homem que ensina; aquele que é versado em alguma ciência ou arte; homem superior e de muito saber, e que serve de ensino ou lição. Nosso muito obrigado àqueles que, ao nos ensinarem as lições do ofício, semearam em nós a vontade de tocar nossa própria música e escolher as notas que nos cabem, com a coragem e a perícia para acreditarmos em nós mesmos.

12. A vocês, nossos mestres, que, no propósito impessoal de ensinar, revigoravam pacientemente em nós a arte da cura. Que plantaram a semente do saber, fazendo de suas mãos as nossas mãos, de seus olhos a nossa visão, de seus conhecimentos o nosso aprendizado. Com vocês caminhamos juntos e, a cada dor que confrontamos, serão das suas essências que partirão nossas ações, guiadas pela disciplina e rigores da arte e pelas emoções da ciência.

13. Mestre, meu mestre querido!
coração do meu corpo intelectual e inteiro!
Vida da origem da minha inspiração!

14. Meu mestre e meu guia!
A quem nenhuma coisa feriu, nem doeu, nem pertubou, seguro como um sol fazendo o seu dia involuntariamente, natural como um dia mostrando tudo, meu mestre, meu coração não aprendeu a tua solenidade, meu coração não aprendeu nada e nada, meu coração está perdido.
(Fernando Pessoa)

15. O nosso mais profundo sentimento de respeito e gratidão pelos valores morais e princípios éticos com que plasmaram o nosso caráter, o nosso senso de justiça e dignidade humana, pois, nos fizeram compreender que, na condição de seres livres e conscientes representamos o ápice da evolução em nosso planeta.

16. "A imortalidade de que se reveste a natureza humana
Faz o homem sempre presente.
Presente pela amizade que conquistou;
Presente pelo exemplo que legou;
Sempre presente porque educou."
Michel Wolle

17. "Àqueles que quando deveriam ser simplesmente professores, foram mestres, nos transmitindo seus conhecimentos e experiências; que quando deveriam ser mestres foram amigos e em sua amizade nos compreenderam e nos incentivaram a seguir nosso caminho, expressamos os nossos maiores agradecimentos e o nosso profundo respeito, que sempre serão poucos diante do muito que foi oferecido."

18. "Nosso agradecimento por repartir seus conhecimentos, colocando em nossas mãos as ferramentas com asa quais abriremos novos horizontes, rumo à satisfação plena dos ideais humanos e profissionais."

19. "Nossa gratidão àqueles, que repartiram conosco seus conhecimentos com dedicação e amizade, no cumprimento do seu dever; nosso carinho àqueles, que indo mais longe, doaram-nos afeto e nos fizeram crescer; e àqueles que nada disso fizeram, nossa esperança que palavras com humildade, compreensão e humanidade possam, enfim fazer parte de suas vidas, tornando-as menos áridas e mais significativas."

20. "Professor, sois o sal da terra e a luz do mundo.
Sem vós tudo seria baço, e a terra escura.
Professor, faz de tua cadeira a cátedra de um mestre.
Se souberes elevar teu magistério, ele te elevará à magnificência...
... Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.
Melhor professor nem sempre é o de mais saber e, sim, aquele que, modesto, tem a faculdade de manter o respeito e a disciplina da classe.
Cora Coralina

21. "Homem algum poderá revelar-vos senão o que já está meio adormecido na aurora do nosso entendimento. O mestre que caminha à sombra do templo, rodeado de discípulos, não dá sua sabedoria, mas sim sua fé e sua ternura. Se ele for verdadeiramente sábio, não os convidará a entrar na mansão do seu saber, mas vos conduzirá ao limiar de vossa mente."
Gibran Kalil Gibran

22. "O nosso carinho e gratidão, a vocês, que além de transmitir seus conhecimentos e suas experiências, souberam apoiar-nos em nossas dificuldades."

23. "Aos que foram reconhecidos ou não. Aos orgulhosos de nós. Nas provas, nos seminários ou nas farras, não importa. Todos foram determinador e sempre serão lembrados."

24. “Aprender é descobrir aquilo que você já sabe.
Fazer é demonstrar que você o sabe.
Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você.
Nós todos somos aprendizes, fazedores, professores."
Richard Bach

25. Àqueles que nos ensinaram muito mais que teorias, que nos preparam também para vida, todo o nosso carinho e gratidão.

26. "Vocês que plantaram um dia a semente do conhecimento em nós, a verão brotar e gerar, no futuro, cada vez mais plantios e proveitosas colheitas com frutos de reconhecimento e valorização pelos atos de amor e dedicação na arte de ensinar."

27. "Sejamos educadores como garimpeiros, que no meio da sujeira, encontra o brilho inconfundível do diamante."
Hamilton Werneck


28. "Agradecer é admitir que houve um minuto em que se precisou de alguém.
Agradecer é reconhecer que o homem jamais poderá lograr para si o dom de ser auto-suficiente.
Aos nossos mestres que nos convidaram a voar em sua sabedoria, mesmo sabendo que este voar dependeria das asas de cada um de nós.
Aos nossos mestres que, pela sua presença, marcaram nossa vida e em um simples gesto ou até mesmo num olhar transmitiram-nos palavras.
A vocês, o nosso simples, mas eterno obrigado.

29. A Docência é apenas uma tarefa no caminho. Quando chegarmos à meta, não haverá sábios nem ignorantes, pois seremos todos irmãos.
E de tudo que houvermos semeado, só permanecerá o amor!

30. "Mestre, posso sair mais tarde hoje?
Ao contrário do que algumas vezes lhe pedi, hoje eu quero é ficar mais um pouco...
Ficar mais alguns instantes para desfrutar da sua presença e da proteção que ela me traz...
Ficar para poder admirar, mais uma vez, a sua destreza, a sua capacidade de diagnosticar e prognosticar...
Ficar pela segurança de poder contar, contar contigo, amparando minhas dúvidas e suscitando em mim a maturidade de um profissional.
Ficar porque longe daqui, quem me protegerá com o olhar de um pai?
Quem me incentivará a não desanimar diante de um insucesso?
Ninguém poderá substituí-lo, mas o que me consola é que trago em mim muito de você, muito do que me ensinou. E agora encontro-me procurando meu estado de aluno, sabendo que em instantes me tornarei seu colega, porém com a certeza de jamais deixar de ser seu discípulo...
O discípulo que guardará na memória os ensinamentos, o jeito, a pessoa... e no coração a gratidão, o respeito e a saudade."

31. A vós mestres, a nossa imorredoura e mais sincera gratidão pelo despreendimento e empenho com que vos lançastes à luta da nobre missão de ensino, estendendo-nos a mão nas horas de dúvida, nos momentos difíceis e apoiando-nos em nossas decisões.
Nosso júbilo e nossa gratidão hão de compensar o que o verbo silencia.

32. Aos verdadeiros mestres, responsáveis pela nossa vitória, estimuladores de nosso crescimento, dedicamos nossa sincera homenagem e nossa eterna gratidão.

33. Sentimo-nos orgulhosos de vós, de vosso exemplo e esforço, por isso, talvez não saibamos explicar em palavras o especial carinho, a gratidão que vos dedicamos.
Dividi, pois, conosco, os méritos desta conquista, porque ela vos pertence; ela é tanto vossa, quanto nossa.

34. Aqueles que nos transmitiram seus conhecimentos e experiências profissionais e de vida com dedicação e carinho, àqueles que nos guiaram para além das teorias, das filosofias e das técnicas, expressamos os nossos maiores agradecimentos e o nosso profundo respeito, que sempre serão poucos, diante do muito que nos foi oferecido.

35. Hoje estamos nascendo para um mundo novo, não mais necessitando de mão protetoras, mas de mãos que colham os brotos das sementes por vocês plantadas.

36. “Jamais poderemos ser suficientemente gratos aos nossos pais e aos nossos mestres”.
(Aristóteles)

37. Educador,

"Não me ensine nada que eu possa descobrir. Provoque minha curiosidade. Não me dê apenas respostas. Derrame minhas idéias e me dê somente pistas de como ordená-las. Nao me mosrte exemplos.
Antes me encoraje a ser exemplo vivo de tudo o que posso aprender. Construa comigo o conhecimento.
Sejamos juntos inventores, descobridores, navegantes e piratas de nossa aprendizagem. Nao fale apenas de um passado distante ou de um futuro imprescindível. Esteja comigo hoje alternando as sensações de quem ensina e de quem aprende."
Ivana M. Pontes

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Visitantes