segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia do Livro - 18 de Abril

Dia Nacional do Livro infantil : Mini-projeto: Sessão pipoca

Texto Informativo:O Dia do livro é comemorado em homenagem à data de nascimento de Monteiro Lobato, um dos maiores escritores brasileiro.
O criador de o Sítio do Pica- Pau Amarelo e sua inesquecíveis personagens.
Monteiro Lobato é o grande homenageado este mês! Para apresentar as personagens (que muitos alunos podem não conhecer ainda), sugerimos a utilização de vídeos para entreter e motivar o trabalho com todas as turmas. Nesta mídia (vídeo), as cores, o movimento e a linguagem das personagens garantem a atenção da garotada. Daí para o envolvimento no clima de faz-de-conta das deliciosas histórias do escritor é um pequeno passo. .

  • Organizar uma sessão de vídeo na escola, com direito a pipoca e refrigerante, alugando na locadora mais próxima um dos episódios da série Sítio do Pica-pau Amarelo: No reino das Águas Claras - Viagem ao céu - Memórias de Emília.
    • Após a sessão pipoca, sugerimos uma roda de conversa com os alunos sobre as características do Sítio do Pica-pau Amarelo e suas personagens interessantes: Pedrinho, Narizinho, Emília, Tia Anastácia, o Marquês de Rabicó, o Saci, a Cuca, o Visconde de Sabugosa, Dona Benta ou sobre seus objetos mágicos: pó de pirlim-pimpim, a canastra da Emília, a pílula do Dr. Caramujo, etc.
    Personagens de massinha
    • Motivar os alunos a criar em massa de modelar as personagens de que mais gostaram.
  • Expor as criações na sala, com os nomes das personagens escritos em letra de imprensa maiúscula.
SUGESTÃO: Cante a música com os alunos e proponha uma exposição de bonecas de pano, ou proponha fazer uma coletivamente usando retalhos de tecidos, lã, jornais e meia de seda, meias.


VAMOS CANTAR:

Emília, a boneca gente
(Baby Consuelo/Pepeu Gome)

De uma caixa de costura pano, linha e agulha nasceu uma menina valente Emília,
a boneca gente.
No primeiro dia de vida era toda desengonçada.
Ficar em pé não podia, caía Não conseguia nada
Emília...
Mas a partir do momento Que aprendeu a andar
Emília tomou uma pílula e tagarelou tagarelou a falar.
É uma boneca de pano, mas pensa como ser humano
Esperta e atrevida é uma maravilha! Emília, Emília!
Para cada estória ela tem um plano .
Inventa mil idéias não entra pelo cano
Ah! Essa boneca é uma maravilha!

Para enfatizar a data as crianças poderão sair com fantoche de palito. As figuras podem ser pintadas por elas!



Valorizar a leitura também é importante! Ler um livro, também é a maior diversão!

Leve para a sala de aula este livro que conta como é gostoso e divertido ler.

"O livro que queria ser brinquedo" é excelente para conscientizar os alunos do ato de ler.

Pode -se ainda reproduzi-lo em forma de blocão,fantoches, trabalhar no ensino fundamental com interpretação de textos, produção literária e arte dramática, etc...








Disortografia
A disortografia pode ser definida como o conjunto de erros da escrita que afetam a palavra mas não o seu traçado ou grafia. A disortografia é a incapacidade de estruturar gramaticalmente a linguagem, podendo manifestar-se no desconhecimento ou negligência das regras gramaticais, confusão nos artículos e pequenas palavras, e em formas mais banais na troca de plurais, falta de acentos ou erros de ortografia em palavras correntes ou na correspondência incorrecta entre o som e o símbolo escrito, (omissões, adições, substituições, etc.).


Sinais indicadores:


Substituição de letras semelhantes.
Omissões e adições, inversões e rotações.
Uniões e separações.
Omissão - adição de “h“.
Escrita de “n“ em vez de “m“ antes de “p“ ou “b“.
Substituição de “r“ por “rr“.


Problemas associados:
Perceptivos:
Deficiência na percepção e na memória visual auditiva
Deficiência a nível espácio-temporal (correta orientação das letras), discriminação de grafemas com traços semelhantes e adequado acompanhamento da sequencia e ritmo da cadeia falada.


Linguístico:
Problemas de linguagem – dificuldades na articulação
Deficiente conhecimento e utilização do vocabulário


Afectivo-emocional:


Baixo nível de motivação
Pedagógicas:
Método de ensino não adequado, (utiliza frequentemente o ditado, não se ajusta à necessidades diferenciais e individuais dos alunos, não respeitando o ritmo de aprendizagem do sujeito).


O que se pode fazer:



  • Encorajar as tentativas de escrita da criança, mostrar interesse pelos trabalhos escritos e elogiá-la.

  • Incitar a criança a elaborar os seus próprios postais e convites, a escrever o seu diário no final do dia como rotina.

  • Chamar a atenção da criança para as situações diárias em que é necessária a utilização da escrita.

  • Incite a criança a ajudá-la na elaboração de uma carta.

  • Não valorize demasiado os erros ortográficos da criança uma vez que estes já são motivo de repreensão e frustração demasiadas vezes.

  • Não corrija simplesmente os seus erros mas tente antes procurar a solução com a criança (ex.: "qual a outra letra que podemos usar para fazer esse som?").

  • Recorra a livros de actividades que existem no mercado que permitem à criança trabalhar os vários casos de ortografia.

  • Não sobrecarregue, contudo, a criança com trabalhos e fichas que a cansem demasiado e a levem a ver as actividades académicas como desagradáveis. Também é preciso brincar.



(Retirado do site: Associação Portuguesa de pessoas com dificuldades de aprendizagem específica)



Disortografia
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Disortografia é a dificuldade do aprendizado e do desenvolvimento da habilidade da linguagem escrita expressiva.Esta dificuldade pode ocorrer associada ou não a dificuldade de leitura, isto é, a dislexia.Considera-se que 90% das disortografias têm como causa um atraso de linguagem; estas são consideradas disortografias verdadeiras. Os 10% restantes têm como causa uma disfunção neuro-fisiológica.


Características das Disortografias


.Troca de grafemas: Geralmente as trocas de grafemas que representam fonemas homorgânicos acontecem por problemas de discriminação auditiva. Quando a criança troca fonemas na fala, a tendência é que ela escreva apresentando as mesmas trocas, mesmo que os fonemas não sejam auditivamente semelhantes;
. Falta de vontade de escrever;
. Dificuldade em perceber as sinalizações gráficas (parágrafos, travessão, pontuação e acentuação);
. Dificuldade no uso de coordenação/subordinação das orações;
. Textos muito reduzidos;
. Aglutinação ou separação indevida das palavras.


sexta-feira, 5 de março de 2010

Palestras e cursos

quinta-feira, 4 de março de 2010

Dia da Mulher! 08 de Março.



TODA MULHER DEVE SER...

Como Eva, que soube seguir em frente, e aceitar o perdão de Deus, mesmo tendo sido a primeira pessoa a pecar.

Como a esposa de Noé, que acreditou nele, apoiando-o, mesmo quando ninguém quis acreditar na mensagem que ele pregava.

Como Sara, embora tendo duvidado da palavra de Deus, arrependeu-se, tornando-se mãe de uma grande nação.

Como Rebeca, que aceitou a vontade de Deus para sua vida, sem hesitar.

Como Raabe, que arrependendo-se de sua vida de pecados, se deixou ser usada por Deus, ajudando numa das grande vitórias do povo de Deus.

Como Rute, que deixando para trás seu povo para seguir a Deus, mostrou como Deus, se preocupa com suas filhas e deseja que vivam uma linda história de amor!

Como Débora, profetisa, que julgava o povo com sabedoria e justiça.

Como Ana, que orou pedindo um bebê, e o devolveu a Deus para que ele se tornar um grande profeta.

Como Abigail, mulher sensata, que evitou uma guerra e que muitos fossem mortos.

Como Ester, mulher fiel a Deus, disposta a morrer pela sua fé e pelo seu povo!

Como Maria, que com humildade, aceitou ficar grávida do Espírito Santo, antes de estar casada, numa época, em que isso poderia lhe custar a vida!

Como Maria Madalena, que após ser convertida, expressou sua gratidão a Jesus, de uma forma tão singular, que sua história, é contada a té hoje!

Como Dorcas, que por viver abnegadamente, Deus a ressuscitou!

Como Lídia, mulher temente a Deus, de coração aberto às mensagem de Deus.

Como Eunice e Lóide, mulheres de fé, que souberam criar seus filhos nos caminhos de Deus, em momentos difíceis! Todas estas grandes mulheres da Bíblia, foram como nós, tiveram seus momentos de fraquezas, mas se levantaram e deixaram seus exemplos de fé, amor, desprendimento, humildade, coragem, perseverança e esperança! Que eu e você sejamos como elas, todos os dias, aliançadas com Jesus!

• Lembrança:

Cada aluno deverá levar uma flor feita em EVA e caneta.

Modelos podem ser encontrados nos links abaixo:

http://amigasdaedu.blogspot.com/search/label/Artesanato.

http://amigasdaedu.blogspot.com/2009/05/dia-das-maes-lembrancinhas.html

Mulheres Famosas


Astronauta
A médica e astronauta Mae Jemison (nascida em 1956) foi a primeira negra americana a ir ao espaço, na aeronave Endeavor, em 1992.
A pequena americana Shirley Temple (nascida em 1928) aos 4 anos de idade já dançava, cantava e trabalhava em cinema. Aos 6 anos ganhou um Oscar pelo filme "Bright Eyes". Mas ela largou o cinema aos 21 anos e, mais tarde, entrou para política e se tornou diplomata.
A polonesa Marie Curie (nascida em 1867) foi a única pessoa a ganhar 2 Prêmios Nobel: 1 por física e 1 por química.
A francesa Simone de Beauvoir (nascida em 1908) ficou famosa em 1949 ao escrever um livro que falava sobre a opressão das mulheres ao longo da história, usando suas teorias de psicologia.
A compositora, pianista e regente carioca Chiquinha Gonzaga (nascida em 1847) compôs sua primeira música aos 11 anos. Foi a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil e participou ativamente do movimento pela libertação dos escravos
A cada conquista, estamos nós, mulheres! Parabéns!!!

Seguidores

Visitantes