Texto Informativo:O Dia do livro é comemorado em homenagem à data de nascimento de Monteiro Lobato, um dos maiores escritores brasileiro.
O criador de o Sítio do Pica- Pau Amarelo e sua inesquecíveis personagens.
Monteiro Lobato é o grande homenageado este mês! Para apresentar as personagens (que muitos alunos podem não conhecer ainda), sugerimos a utilização de vídeos para entreter e motivar o trabalho com todas as turmas. Nesta mídia (vídeo), as cores, o movimento e a linguagem das personagens garantem a atenção da garotada. Daí para o envolvimento no clima de faz-de-conta das deliciosas histórias do escritor é um pequeno passo. .
- Organizar uma sessão de vídeo na escola, com direito a pipoca e refrigerante, alugando na locadora mais próxima um dos episódios da série Sítio do Pica-pau Amarelo: No reino das Águas Claras - Viagem ao céu - Memórias de Emília.
• Após a sessão pipoca, sugerimos uma roda de conversa com os alunos sobre as características do Sítio do Pica-pau Amarelo e suas personagens interessantes: Pedrinho, Narizinho, Emília, Tia Anastácia, o Marquês de Rabicó, o Saci, a Cuca, o Visconde de Sabugosa, Dona Benta ou sobre seus objetos mágicos: pó de pirlim-pimpim, a canastra da Emília, a pílula do Dr. Caramujo, etc.
Personagens de massinha
• Motivar os alunos a criar em massa de modelar as personagens de que mais gostaram. - Expor as criações na sala, com os nomes das personagens escritos em letra de imprensa maiúscula.
SUGESTÃO: Cante a música com os alunos e proponha uma exposição de bonecas de pano, ou proponha fazer uma coletivamente usando retalhos de tecidos, lã, jornais e meia de seda, meias.
VAMOS CANTAR:
Emília, a boneca gente
Emília, a boneca gente
(Baby Consuelo/Pepeu Gome)
De uma caixa de costura pano, linha e agulha nasceu uma menina valente Emília,
De uma caixa de costura pano, linha e agulha nasceu uma menina valente Emília,
a boneca gente.
No primeiro dia de vida era toda desengonçada.
Ficar em pé não podia, caía Não conseguia nada
Emília...
Mas a partir do momento Que aprendeu a andar
Mas a partir do momento Que aprendeu a andar
Emília tomou uma pílula e tagarelou tagarelou a falar.
É uma boneca de pano, mas pensa como ser humano
É uma boneca de pano, mas pensa como ser humano
Esperta e atrevida é uma maravilha! Emília, Emília!
Para cada estória ela tem um plano .
Inventa mil idéias não entra pelo cano
Ah! Essa boneca é uma maravilha!
Para enfatizar a data as crianças poderão sair com fantoche de palito. As figuras podem ser pintadas por elas!
Valorizar a leitura também é importante! Ler um livro, também é a maior diversão!
Leve para a sala de aula este livro que conta como é gostoso e divertido ler.
"O livro que queria ser brinquedo" é excelente para conscientizar os alunos do ato de ler.
Pode -se ainda reproduzi-lo em forma de blocão,fantoches, trabalhar no ensino fundamental com interpretação de textos, produção literária e arte dramática, etc...
1 comentários:
E um livro maravilhoso que prende a atenção da criança.
Postar um comentário