quarta-feira, 17 de março de 2010

Encomendas de Projetos Escolares!


domingo, 14 de março de 2010

Mais Páscoa...

Cordeiro de Deus - Tema para Páscoa 2010


Esta ovelhinha, pode ser aplicada na frente de saquinhos de guloseimas feito com TNT

(conforme modelo abaixo em lembrancinhas)



Trajes:






Livrinho de Páscoa:







Lembrancinhas: Sugestões.




Trabalhinhos:




Páscoa


4 de Abril – Páscoa-(Domingo)

O presente projeto pretende através da realização de uma série de atividades, colocarem as crianças em contato com uma das tradições brasileira, que é a Páscoa, mostrando o verdadeiro significado, sentido espiritual e não comercial. Proporcionando as crianças o entendimento (o vivenciar) o significado da Páscoa, propondo as boas ações e a solidariedade.

A professora deverá explicar que o coelho não bota ovo, mas que o da Páscoa tem um especial,que faz parte do Faz - de Conta,sendo em alguns países,um ovo decorado e, em outros,um ovo de chocolate.

Conhecendo um dos símbolos da Páscoa: O Coelho.

Na Educação Infantil, as professoras devem explorar oralmente textos com as canções de Páscoa como: Olhinhos Vermelhos, Coelhinho da Páscoa, Coelho Bosa Nova entre outros. Comentem sobre as características do personagem principal, citadas nas canções.
Perguntar: O que ele faz? O que ele come? Como ele se movimenta?Aproveitar para retomar com os alunos os conceitos de posição espacial, as cores, as expressões, os tamanhos, os alimentos.

A professora irá fazer uma sondagem com os alunos, perguntando se eles sabem quem são os coelhos famosos dos desenhos infantis, como o Pernalonga, o Sansão da turma da Mônica, o Coelho Branco da Alice no País das Maravilhas.

“Apos a investigação, entregue uma folha de pesquisa aos pequenos com os nomes dos coelhos famosos e perguntas que seus familiares devem responder, como:” Qual dos coelhos você mais gostava quando criança?”;” Qual coelho era o mais engraçado?” “Qual coelho era o mais esperto?”.A pesquisa pode ser feita com dois membros da família.
Assim, este será o momento dos familiares contarem sobre os personagens da infância deles.
Depois da realização da pesquisa, recolha a folha preenchida e proponha um debate com as crianças para saber como foi o trabalho e faça uma avaliação dos resultados, listando o nome e as características dos coelhos famosos em um cartaz. (explore a sua criatividade).
*Lembrando que a professora deverá trabalhar matrizes com exercícios temáticos.













Não se esqueçam de preparar a sala de aula para receber esta data festiva, enfeite mural, porta, use a criatividade!

Proporcione aos seus alunos brincadeiras temáticas no pátio da escola.
Corrida de Nariz

Preparação: Divide-se o grupo em times que contenham quatro a cinco crianças cada um. Coloca-se as crianças de cada time em fileira atrás de uma linha de partida. Na frente de cada time deverá haver um ovinho de chocolate para cada criança e distante cerca de 4m um círculo de giz de cerca de 50 cm de diâmetro.

Desenrolar: Iniciando o jogo o primeiro aluno de cada fileira sai e deverá mover um dos ovinhos até o interior do círculo tocando-o com o nariz. Vence a equipe que terminar primeiro com todos os seus ovinhos no interior do círculo.


Caça aos Ovos

Preparação: Pinta-se 15 ovos comuns de várias cores, apenas de um lado (com guache será mais apropriado pois ficará mais vivo). E esconde-se em diversos lugares com a face pintada virada para baixo.

Desenrolar: As crianças terão quinze minutos para procurar os ovos sem tirá-los do lugar. Nesta fase trabalharão individualmente. Após isso, dá-se papel e caneta e forma-se equipes de quatro a cinco alunos. Os grupos terão quinze minutos para enumerar onde estava cada ovo e de que cor ele era. Terminada isso o orientador caminhará com as crianças com estas indicando onde cada um dos ovos se encontra, em cada caso se observará de que cor é o ovo e a equipe que acertou a localização e a cor ganhará um ponto. Vence a quem fizer mais pontos.Os ovos do Vizinho

Preparação: Divide-se as crianças em dois time. Delimita-se o campo e traça-se uma linha ao meio. Cada equipe ocupará um dos lados. No centro de cada campo desenha-se um círculo de cerca de 1 m de diâmetro e dentro coloca-se quatro ovos para cada time (4 ovos é uma boa medida para 10 a 12 jogadores, existindo mais eles deverão se proporcionalmente aumentados). Desenrolar: As crianças deverão ir até o campo do adversário e lá pegar os ovos para colocá-los no círculo do seu campo. Os ovos deverão ser transportados um de cada vez. Quando um dos jogadores que estiver transportando um ovo for tocado por um adversário ele deverá ficar parado no local até que seja "libertado" pelo toque de um companheiro de seu time. Quando um jogador estiver dentro do círculo seja de que campo for ele não poderá ser tocado. Vence quem conseguir transportar os seus ovos primeiro.


Hop... Hop... COELHINHO

Preparação: As crianças ficam em círculo e um dos jogadores é escolhido para iniciar o jogo. Desenrolar: O jogador escolhido andará em volta do círculo batendo nas costa de cada um dos seus componentes dizendo à cada batida a palavra "hop". Irá prosseguindo assim até que escolherá um jogador e quando bater nas suas costas ele dirá a palavra "coelhinho". Neste momento ele sai correndo e o jogador escolhido sai correndo atrás dele. O primeiro jogador estará a salvo se conseguir alcançar o lugar ocupado pelo seu perseguidor antes que este bata nas suas costas dizendo a palavra "hop" . Se isto acontecer o perseguidor começará novamente o jogo girando em torno do círculo e batendo nas costas de cada elemento dizendo a palavra "hop". Caso o perseguidor consiga "pegar" o outro ele voltará ao seu lugar e a criança "pega" repetirá novamente as açôes para nova rodada do jogo...ONDE ESTÁ O COELHINHO

Preparação: Este jogo é ideal para o início do dia quando as crianças chegam separadamente. Coloca-se um coelhinho bem pequeno em um lugar discreto, mas visível. Desenrolar:A medida que as crianças vão chegando no ambiente pede-se individualmente que procurem o coelhinho.Cada uma deverá sair na busca mas quando achar o coelhinho não deverá dar mostras disso, deverá discretamente sair e contar para o animador do jogo que o encontrou. Procede-se desta forma até que todos tenham encontrado o coelhinho.


Onde estão os Ovinhos

Preparação: Forme duas equipes com sua turma de alunos. Uma azul e outra vermelha.Esparrame por sua sala de aulas diversos ovinhos pequenos em lugares pouco visível

Desenrolar:A medida que as crianças vão chegando no ambiente pede-se que procurem o ovinhos.Cada uma deverá sair na busca e cada ovinho encontrado é ponto para sua equipe. Ganha a equipe que conseguir mais ovinhos.


A Careta da Cenoura

Preparação: Cada elemento recebe uma rodela de cenoura, que deverá coloca-la no olho, estando com a cabeça inclinada para trás.
Desenrolar: Ao sinal de início do jogo, cada jogador, sem usar as mãos tentará levar a rodela de cenoura até a boca, fazendo movimentos com os olhos, boca e nariz. Cada elemento que conseguir comer a cenoura marcará um ponto.
Sugestões e Curiosidades:

Enquanto você espera o coelho, descubra algumas curiosidades sobre essa festa e saiba como ela é comemorada por outros povos do mundo.

A PRIMAVERA ESTÁ CHEGANDO -A Páscoa é uma festa religiosa dos cristãos e comemora a ressurreição de Jesus. Mas há muito tempo povos do hemisfério norte festejavam nessa mesma época a chegada da primavera e o renascimento da natureza. Na festa antiga já se usavam símbolos como coelhos e ovos pintados com cores que lembravam o colorido que toma conta do campo na primavera.

BRUXINHAS À SOLTA -Na Suécia e em outros países da Escandinávia, as crianças se vestem de bruxos na Quinta – feira Santa ou na véspera da Páscoa e visitam os vizinhos deixando um cartão e esperando receber algo em troca.

DE TODAS AS CORES -Na Ucrânia, um país da Europa, uma das tradições é pintar ovos de verdade e dar de presente na Páscoa. Eles são chamados de PESSANKAS e suas cores e desenhos têm significados especiais.

OVOS DE COELHO? -Há várias lendas sobre o coelho da Páscoa. Uma história alemã, que chegou à América com os imigrantes, diz que um coelhinho visita as crianças escondendo os ovos coloridos no domingo de Páscoa. Outra lenda conta que uma mulher coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para seus filhos na Páscoa. Quando eles descobriram o ninho, um coelho passou correndo e espalhou – se a história de que ele havia trazido os ovos.

CADÊ O OVO? -Nos Estados Unidos é costume brincar de caça ao ovo de Páscoa: os pais escondem ovos e as crianças têm de encontra-los.

IDÉIA GOSTOSA -Antigamente as pessoas presenteavam com ovos de verdade. A idéia genial de substituir os ovos de galinha pelos de chocolate foi dos vendedores de doces.OUTRA PÁSCOA - Os judeus comemoram a sua Páscoa entre os meses de março e abril. Ela é chamada de Pessach. São oito dias de festa para celebrar um acontecimento da época dos faraós: a saída dos judeus do Egito, onde viviam como escravos, em busca de um lar. Nesses dias as famílias se reúnem, os pais falam sobre antigas tradições para os filhos e todos comem alimentos feitos de modo especial.

MAS AFINAL QUAL O SIGNIFICADO DOS PRINCIPAIS SIMBOLOS DA PÁSCOA?

COELHO - O coelho é símbolo de fertilidade e se propaga facilmente, como deve se propagar à boa nova da ressurreição pelo mundo afora.

OVO - Simboliza a ressurreição, porque dentro dele está uma vida oculta, misteriosa e na iminência de desabrochar, a vida que retorna.CORDEIRO - Simboliza Cristo sacrificado em favor do seu rebanho.

PÃO E VINHO - Simbolizam a vida eterna, o corpo e o sangue de Cristo

Artes na Páscoa!
Idéias para pintar o ovo - As seguintes idéias são para serem feitas com ovo inteiro que depois deverá ser cortado ao meio.

Pintura comum:Para dar colorido ao ovo, dilua corante de bolo em água, mergulhe o ovo e deixe secar. Ele ficará com uma base que poderá ser usada diretamente ou poderá ser combinada com outras técnicas.

Marmorização:Esta técnica é feita aproveitando-se de que o óleo e a água não se misturam. Dilua um corante (pode ser o usado para cozinhar) em um pouco de água. Pingue algumas gotas de óleo de cozinha. Misture levemente e coloque o ovo dentro. Revolva com cuidado o ovo na mistura e retire-o deixando secar.Se desejar, pode-se repetir a operação com outra cor depois que o ovo estiver seco.

Mosaico:Corte algumas etiquetas adesivas em vários pedaços. Utilize, preferencialmente, um ovo que já foi pintado com uma base de uma só cor. Cole os adesivos no ovo da forma que preferir, pinte com um pincel e guache as partes que ficaram expostas. Deixe secar e retire os adesivos.Pintura com esponja:Dilua guache com água em um pires. Pegue uma esponja seca e mergulhe-a na tinta e escorra bem. Bata levemente a esponja no ovo sem espremer. Deixe secar e, se desejar, repita a operação com outra cor.

Pintura com dedos:Utilizando um ovo já pintado com base prepare vários pires com tinta guache diluída em um pouco de água. Peça que as crianças molhem o dedo indicador em uma das cores e que pressione-o posteriormente no seu ovo. Repetindo a operação com cores diversas o resultado será ser interessante.

RECORTES DE FIGURAS:As crianças poderão recortar um desenho que gostaram e colá-lo no ovo. Com um pincel deverão recobrir o ovo com cola passando sobre o desenho e esperar secar.Um efeito semelhante e mais simples de ser feito é colando adesivos.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Lembrancinhas para o Dia do Circo

Palhacinhos feitos com EVA, pet, e lã.










Os mesmos moldes podem ser utilizados em latas encapadas.

Palhaço Agarradinho








Palhaço Pipoca
Esse palhaço com corpo de embalagem de pipoca é demais!



Palhaço de balas


segunda-feira, 8 de março de 2010


Dia Nacional do livro


DIA NACIONAL DO LIVRO
O dia 29 de outubro foi escolhido como Dia Nacional do Livro em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional, que ocorreu em 1810. Só a partir de 1808, quando D. João VI fundou a Imprensa Régia, o movimento editorial começou no Brasil. O primeiro livro publicado aqui foi "Marília de Dirceu", de Tomás Antônio Gonzaga, mas nessa época, a imprensa sofria a censura do Imperador. Só na década de 1930 houve um crescimento editorial, após a fundação da Companhia Editora Nacional pelo escritor Monteiro Lobato, em outubro de 1925.




O livro é um meio de comunicação importante no processo de transformação do indivíduo. Ao ler um livro, evoluímos e desenvolvemos a nossa capacidade crítica e criativa. É importante para as crianças ter o hábito da leitura porque com ela, se aprimora a linguagem e a comunicação com o mundo. O livro atrai a criança pela curiosidade, pelo formato, pelo manuseio e pela emoção das histórias. Comparado a outros meios de comunicação, com o livro é possível escolher entre uma história do passado, do presente ou da fantasia. Além disso, podemos ler o que quisermos, quando, onde e no ritmo que escolhermos.




Os textos impressos mais antigos foram orações budistas feitas no Japão por volta do ano 770. Mas desde o século II, a China já sabia fabricar papel, tinta e imprimir usando mármore entalhado. Foi então, na China, que apareceu o primeiro livro, no ano de 868. Na Idade Média, livros feitos à mão eram produzidos por monges que usavam tinta e bico de pena para copiar os textos religiosos em latim. Um pequeno livro levava meses para ficar pronto, e os monges trabalhavam em um local chamado "Scriptorium".




O ourives culto e curioso Johannes Gutenberg (1398-1468) nasceu em Mainz, na Alemanha e, é considerado o criador da imprensa em série. Ele criou a prensa tipográfica, onde colocava letras que eram cunhadas em madeira e presas em fôrmas para compor uma página. Essa tecnologia sobreviveu até o século XIX com poucas mudanças.


Por volta de 1456, foi publicado o primeiro livro impresso em série: a Bíblia de 42 linhas. Conhecida como "Bíblia de Gutenberg", a obra tinha 642 páginas e 200 exemplares, dos quais existem apenas 48 espalhados pelo mundo hoje em dia. A invenção de Gutenberg marcou a passagem do Mundo Medieval para a Idade Moderna: era de divulgação do conhecimento.

(Texto extraído do site Criança faz arte)

Dia do Livro - 18 de Abril

Dia Nacional do Livro infantil : Mini-projeto: Sessão pipoca

Texto Informativo:O Dia do livro é comemorado em homenagem à data de nascimento de Monteiro Lobato, um dos maiores escritores brasileiro.
O criador de o Sítio do Pica- Pau Amarelo e sua inesquecíveis personagens.
Monteiro Lobato é o grande homenageado este mês! Para apresentar as personagens (que muitos alunos podem não conhecer ainda), sugerimos a utilização de vídeos para entreter e motivar o trabalho com todas as turmas. Nesta mídia (vídeo), as cores, o movimento e a linguagem das personagens garantem a atenção da garotada. Daí para o envolvimento no clima de faz-de-conta das deliciosas histórias do escritor é um pequeno passo. .

  • Organizar uma sessão de vídeo na escola, com direito a pipoca e refrigerante, alugando na locadora mais próxima um dos episódios da série Sítio do Pica-pau Amarelo: No reino das Águas Claras - Viagem ao céu - Memórias de Emília.
    • Após a sessão pipoca, sugerimos uma roda de conversa com os alunos sobre as características do Sítio do Pica-pau Amarelo e suas personagens interessantes: Pedrinho, Narizinho, Emília, Tia Anastácia, o Marquês de Rabicó, o Saci, a Cuca, o Visconde de Sabugosa, Dona Benta ou sobre seus objetos mágicos: pó de pirlim-pimpim, a canastra da Emília, a pílula do Dr. Caramujo, etc.
    Personagens de massinha
    • Motivar os alunos a criar em massa de modelar as personagens de que mais gostaram.
  • Expor as criações na sala, com os nomes das personagens escritos em letra de imprensa maiúscula.
SUGESTÃO: Cante a música com os alunos e proponha uma exposição de bonecas de pano, ou proponha fazer uma coletivamente usando retalhos de tecidos, lã, jornais e meia de seda, meias.


VAMOS CANTAR:

Emília, a boneca gente
(Baby Consuelo/Pepeu Gome)

De uma caixa de costura pano, linha e agulha nasceu uma menina valente Emília,
a boneca gente.
No primeiro dia de vida era toda desengonçada.
Ficar em pé não podia, caía Não conseguia nada
Emília...
Mas a partir do momento Que aprendeu a andar
Emília tomou uma pílula e tagarelou tagarelou a falar.
É uma boneca de pano, mas pensa como ser humano
Esperta e atrevida é uma maravilha! Emília, Emília!
Para cada estória ela tem um plano .
Inventa mil idéias não entra pelo cano
Ah! Essa boneca é uma maravilha!

Para enfatizar a data as crianças poderão sair com fantoche de palito. As figuras podem ser pintadas por elas!



Valorizar a leitura também é importante! Ler um livro, também é a maior diversão!

Leve para a sala de aula este livro que conta como é gostoso e divertido ler.

"O livro que queria ser brinquedo" é excelente para conscientizar os alunos do ato de ler.

Pode -se ainda reproduzi-lo em forma de blocão,fantoches, trabalhar no ensino fundamental com interpretação de textos, produção literária e arte dramática, etc...








Disortografia
A disortografia pode ser definida como o conjunto de erros da escrita que afetam a palavra mas não o seu traçado ou grafia. A disortografia é a incapacidade de estruturar gramaticalmente a linguagem, podendo manifestar-se no desconhecimento ou negligência das regras gramaticais, confusão nos artículos e pequenas palavras, e em formas mais banais na troca de plurais, falta de acentos ou erros de ortografia em palavras correntes ou na correspondência incorrecta entre o som e o símbolo escrito, (omissões, adições, substituições, etc.).


Sinais indicadores:


Substituição de letras semelhantes.
Omissões e adições, inversões e rotações.
Uniões e separações.
Omissão - adição de “h“.
Escrita de “n“ em vez de “m“ antes de “p“ ou “b“.
Substituição de “r“ por “rr“.


Problemas associados:
Perceptivos:
Deficiência na percepção e na memória visual auditiva
Deficiência a nível espácio-temporal (correta orientação das letras), discriminação de grafemas com traços semelhantes e adequado acompanhamento da sequencia e ritmo da cadeia falada.


Linguístico:
Problemas de linguagem – dificuldades na articulação
Deficiente conhecimento e utilização do vocabulário


Afectivo-emocional:


Baixo nível de motivação
Pedagógicas:
Método de ensino não adequado, (utiliza frequentemente o ditado, não se ajusta à necessidades diferenciais e individuais dos alunos, não respeitando o ritmo de aprendizagem do sujeito).


O que se pode fazer:



  • Encorajar as tentativas de escrita da criança, mostrar interesse pelos trabalhos escritos e elogiá-la.

  • Incitar a criança a elaborar os seus próprios postais e convites, a escrever o seu diário no final do dia como rotina.

  • Chamar a atenção da criança para as situações diárias em que é necessária a utilização da escrita.

  • Incite a criança a ajudá-la na elaboração de uma carta.

  • Não valorize demasiado os erros ortográficos da criança uma vez que estes já são motivo de repreensão e frustração demasiadas vezes.

  • Não corrija simplesmente os seus erros mas tente antes procurar a solução com a criança (ex.: "qual a outra letra que podemos usar para fazer esse som?").

  • Recorra a livros de actividades que existem no mercado que permitem à criança trabalhar os vários casos de ortografia.

  • Não sobrecarregue, contudo, a criança com trabalhos e fichas que a cansem demasiado e a levem a ver as actividades académicas como desagradáveis. Também é preciso brincar.



(Retirado do site: Associação Portuguesa de pessoas com dificuldades de aprendizagem específica)



Disortografia
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Disortografia é a dificuldade do aprendizado e do desenvolvimento da habilidade da linguagem escrita expressiva.Esta dificuldade pode ocorrer associada ou não a dificuldade de leitura, isto é, a dislexia.Considera-se que 90% das disortografias têm como causa um atraso de linguagem; estas são consideradas disortografias verdadeiras. Os 10% restantes têm como causa uma disfunção neuro-fisiológica.


Características das Disortografias


.Troca de grafemas: Geralmente as trocas de grafemas que representam fonemas homorgânicos acontecem por problemas de discriminação auditiva. Quando a criança troca fonemas na fala, a tendência é que ela escreva apresentando as mesmas trocas, mesmo que os fonemas não sejam auditivamente semelhantes;
. Falta de vontade de escrever;
. Dificuldade em perceber as sinalizações gráficas (parágrafos, travessão, pontuação e acentuação);
. Dificuldade no uso de coordenação/subordinação das orações;
. Textos muito reduzidos;
. Aglutinação ou separação indevida das palavras.


sexta-feira, 5 de março de 2010

quinta-feira, 4 de março de 2010

Dia da Mulher! 08 de Março.



TODA MULHER DEVE SER...

Como Eva, que soube seguir em frente, e aceitar o perdão de Deus, mesmo tendo sido a primeira pessoa a pecar.

Como a esposa de Noé, que acreditou nele, apoiando-o, mesmo quando ninguém quis acreditar na mensagem que ele pregava.

Como Sara, embora tendo duvidado da palavra de Deus, arrependeu-se, tornando-se mãe de uma grande nação.

Como Rebeca, que aceitou a vontade de Deus para sua vida, sem hesitar.

Como Raabe, que arrependendo-se de sua vida de pecados, se deixou ser usada por Deus, ajudando numa das grande vitórias do povo de Deus.

Como Rute, que deixando para trás seu povo para seguir a Deus, mostrou como Deus, se preocupa com suas filhas e deseja que vivam uma linda história de amor!

Como Débora, profetisa, que julgava o povo com sabedoria e justiça.

Como Ana, que orou pedindo um bebê, e o devolveu a Deus para que ele se tornar um grande profeta.

Como Abigail, mulher sensata, que evitou uma guerra e que muitos fossem mortos.

Como Ester, mulher fiel a Deus, disposta a morrer pela sua fé e pelo seu povo!

Como Maria, que com humildade, aceitou ficar grávida do Espírito Santo, antes de estar casada, numa época, em que isso poderia lhe custar a vida!

Como Maria Madalena, que após ser convertida, expressou sua gratidão a Jesus, de uma forma tão singular, que sua história, é contada a té hoje!

Como Dorcas, que por viver abnegadamente, Deus a ressuscitou!

Como Lídia, mulher temente a Deus, de coração aberto às mensagem de Deus.

Como Eunice e Lóide, mulheres de fé, que souberam criar seus filhos nos caminhos de Deus, em momentos difíceis! Todas estas grandes mulheres da Bíblia, foram como nós, tiveram seus momentos de fraquezas, mas se levantaram e deixaram seus exemplos de fé, amor, desprendimento, humildade, coragem, perseverança e esperança! Que eu e você sejamos como elas, todos os dias, aliançadas com Jesus!

• Lembrança:

Cada aluno deverá levar uma flor feita em EVA e caneta.

Modelos podem ser encontrados nos links abaixo:

http://amigasdaedu.blogspot.com/search/label/Artesanato.

http://amigasdaedu.blogspot.com/2009/05/dia-das-maes-lembrancinhas.html

Mulheres Famosas


Astronauta
A médica e astronauta Mae Jemison (nascida em 1956) foi a primeira negra americana a ir ao espaço, na aeronave Endeavor, em 1992.
A pequena americana Shirley Temple (nascida em 1928) aos 4 anos de idade já dançava, cantava e trabalhava em cinema. Aos 6 anos ganhou um Oscar pelo filme "Bright Eyes". Mas ela largou o cinema aos 21 anos e, mais tarde, entrou para política e se tornou diplomata.
A polonesa Marie Curie (nascida em 1867) foi a única pessoa a ganhar 2 Prêmios Nobel: 1 por física e 1 por química.
A francesa Simone de Beauvoir (nascida em 1908) ficou famosa em 1949 ao escrever um livro que falava sobre a opressão das mulheres ao longo da história, usando suas teorias de psicologia.
A compositora, pianista e regente carioca Chiquinha Gonzaga (nascida em 1847) compôs sua primeira música aos 11 anos. Foi a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil e participou ativamente do movimento pela libertação dos escravos
A cada conquista, estamos nós, mulheres! Parabéns!!!

Seguidores

Visitantes