
Pode ser impresso em papel color set para facilitar o nosso trabalho.
Estudar na escola... estudar fora da escola. Estudar sempre! Não só para fazer testes, atividades, provas... Estudar para a vida, tornando-a mais rica e cheia de possibilidades. (Paulo Freire)
Já parou para pensar quanto tempo passamos na nossa escola? É isto mesmo, grande parte ou quem sabe até a maior parte do nosso dia.
Lá encontramos nossos amigos queridos com quem brincamos, conversamos e trocamos confidências. Nossos professores nos esperam todos os dias prontos para passarem um novo assunto. Além de transmitirem seus conhecimentos, nossos mestres também estão sempre prontos a nos aconselharem quando é necessário.
Enfim, a escola é como se fosse a nossa segunda casa, por isto é importante aproveitar esta data e tratá-la com carinho!
Aproveite para fazer algo de positivo como preparar um mural bem bonito ou arrumar e enfeitar o pátio para celebrar o dia da escola!
( Fonte: http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/15-marco-dia-da-escola.html)
Objetivo: Para reflexão da importância do próximo em nossa vida. Despertar a importância do outro, despertar a solidariedade, perceber o nosso individualismo, .
Material: Pirulito ou bala para cada participante.
Procedimento:
Todos em círculo, de pé. É dado um pirulito para cada participante, e os seguintes comandos: todos devem segurar o pirulito com a mão direita, com o braço estendido. Não pode ser dobrado, apenas levado para a direita ou esquerda, mas sem dobrá-lo. A mão esquerda fica livre. Primeiro solicita-se que desembrulhem o pirulito, já na posição correta (braço estendido, segurando o pirulito e de pé, em círculo). Para isso, pode-se utilizar a mão esquerda. O mediador da dinâmica, recolhe os papéis e em seguida, dá a seguinte orientação: sem sair do lugar em que estão, todos devem chupar o pirulito! Aguardar até que alguém tenha a iniciativa de imaginar como executar esta tarefa, que só há uma: oferecer o pirulito para a pessoa ao lado!!! Assim, automaticamente, os demais irão oferecer e todos poderão chupar o pirulito. Encerra-se a dinâmica, cada um pode sentar e continuar chupando, se quiser, o pirulito que lhe foi oferecido.
Abre-se a discussão que tem como fundamento maior dar abertura sobre a reflexão de quanto precisamos do outro para chegar a algum objetivo.
Comentários:
O que o grupo observou? Poderia ter sido diferente? Por que eles agiram assim? Isso tem alguma coisa com o nosso dia a dia?
Pode -se levantar a reflexão do quanto a família (pais) são importantes no auxílio da tarefa do professor para alcançar o objetivo em comum.