quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Embalagens de Natal... Criatividade nas aulas de artes!


Desenvolver as potencialidades dos nossos educandos, é uma bandeira que tem sido levantada por muitos educadores. Estimular a critividade através desta atividade é uma forma de desenvolver uma parte das inteligências múltiplas; além de estimular a solidadariedade através da troca de presentes e aspectos afetivos.

Esta atividade também trabalha-se a conservação ambiental e reaproveitamento e reutilização das embalagens através da reciclagem.

Uma infininade de conceitos podem ser trabalhados através desta atividade : seriação e separação, cores, coordenação motora fina e grossa...

Aproveite e estabeleça objetivos e trabalhe com o ensino fundamental ou educação infantil vários conceitos.

Materiais necessários:
  • Embalagens de diversos tipos e tamanhos (vazias e limpas) de caixa tetra pak
  • papéis de presente
  • barbante conhecido como rabo de rato ou similar
  • fitas para decorar
  • papel fino ( pode ser utilizado para valorizar a embalagem)
  • Cola, tesoura e furador.




quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Atividades para comemorar o Natal!


>>Explore gravuras de Natal. Conte às crianças, de modo bem simples, como foi o nascimento de Jesus. Comente sobre as festas natalinas e a decoração das igrejas, das ruas e lojas.

>>Motive as crianças a montar um presépio de cartolina ou de árvore de Natal para decorar a sala. Elas podem confeccionar enfeites como bolinhas de isopor pintadas, estrelas, velas e anjinhos de cartolina.

>>Explique o significado dos símbolos: a árvore, as bolas coloridas, os sinos, as estrelas, e as luzes representam a alegria pelo nascimento de Cristo. A estrela grande, que se vê no presépio, lembra a que brilhou sobre a gruta de Belém quando Jesus nasceu.

>>Desperte o interesse das crianças para confeccionar cartões de Natal para os amigos, pais e avós. Depois, as crianças criam mensagens, que serão escritas com a ajuda do professor ou de irmãos mais velhos.

>>Estimule a formação de bons hábitos, como o respeito às crenças das pessoas, por mais diferentes que sejam das nossas. Enfim, deve-se incentivar o respeito aos símbolos e sentimentos alheios e à religiosidade de cada um.

Texto informativo

O Natal é uma festa cristã, ou seja, é uma festa das pessoas que creem em Cristo. Jesus Cristo trouxe-nos muitas mensagens sobre a necessidade de paz, amor de respeito entre as pessoas. No Natal , dia 25 de dezembro, comemoramos o nascimento de Jesus. Mas muita gente nem se lembra do aniversariante e da mensagem que ele deixou. Algumas pessoas só pensam em ganhar presentes.

No Brasil, a maioria das pessoas são Cristãs. Mas também há muita gente que tem outras crenças ou não tem nenhuma. Os índios, por exemplo, não comemoram o Natal. Os judeus têm festas diferentes. Os muçulmanos também. Mas isso não importa. Cada um pode pensar como quiser, desde que não pense que está vivendo sozinho no mundo. Uma pergunta para cada um fazer a si mesmo nessa época do ano e em todas as outras: “O que eu não gosto de ver quando saio na rua? O que as pessoas poderiam fazer para mudar isso?”.

>>Explique aos alunos que o Natal é uma festa da religião católica. Pergunte aos alunos se alguém comemora em casa uma festa religiosa diferente dessa ou se não comemora nenhuma. Se algum aluno quiser, pode falar sobre as festas de sua religião. Para que a escola não privilegie a religião católica, em detrimento das demais crenças, propomos que as comemorações estejam centradas em mensagens de paz, fraternidade, amor, solidariedade e respeito ao próximo. Isso não impede a utilização de símbolos tradicionais do Natal, como luzes coloridas, Papai Noel e árvore de Natal, que fazem parte do imaginário infantil.

>>Leia e explique para os alunos o texto informativo.

>>Com a ajuda dos alunos, faça uma “árvore de Natal comunitária”.

Faça a arvore usando um galho seco, enfiado em uma caixa forrada com papel colorido. O galho pode ser coberto com papel crepom enrolado. Nessa estrutura, os alunos amarram lacinhos de fita e outros pingentes de cartolina pintada.

Depois cada aluno leva para casa 5 pedaços de papel espelho recortado. Nesses papéis, a família do aluno irá escrever o que gostaria que fosse diferente no mundo.

O professor receberá esses papéis e os amarrará nos galhos da árvore de Natal. Ao entregar os papéis para o professor, os alunos podem dar sua opinião sobre o que está escrito nos papéis. Para que isso seja possível, oriente os pais previamente a explicar aos filhos o que estão escrevendo.

>>Ensine-os também a fazer uma árvore de Natal utilizando uma revista usada.

Ajude os alunos a fazer esta árvore de natal, ensinando-s a dobrar as folhas de uma revista velha, uma a uma, como mostra a sequencia:

Dobrada todas as folhas, obtém-se um cone que lembra uma árvore de Natal. Basta um toque de criatividade nos enfeites para produzir uma bela árvore de Natal de material reciclável.

Iguais ou diferentes, que diferença faz?


Aproveite o início do ano para trabalhar valores humanos, respeito a diversidade e ações que evitam o Bulling...

Com esse projeto, os alunos mudaram suas atitudes diante da diversidade humana. Leve essa boa ideia para a sua escola!


Por Mônica Krausz

Objetivos:


Estimular o respeito às diferenças e ao meio ambiente
Aprender a viver junto aceitando a opinião dos outros e expondo as suas com clareza e detalhes, com afetividade e colaboração
Entender que precisamos resolver os conflitos por meio de negociação pacífica
Entender que para preservar o mundo devemos começar em casa e na escola, desenvolvendo também a consciência ecológica
Duração: 4 meses


"Diversidade humana: iguais ou diferentes, que diferença faz?", inserido na temática da Biodiversidade, proposta este ano pela UNESCO.

Primeira leitura e início do projeto

1. O projeto inicia-se com a leitura coletiva do livro Esta é Silvia, de Jeanne Willis, editora Salamandra. A história mostra uma menina realizando várias atividades corriqueiras de crianças e só no final do livro o leitor descobre que a menina tem necessidades especiais (é cadeirante).

2. A leitura deverá ser seguida de roda de conversa e de um passeio pela escola para observação das diferenças entre as pessoas. Uma tem cabelos loiros e lisos, outra tem cabelo crespo...

3. Autorretrato: em seguida, cada aluno desenhará o seu próprio rosto, destacando as diferenças.

4. Reescrita do livro: as crianças vão contando a história e a professora escrevendo em folhas de cartolina ou papel pardo. Depois as crianças ilustram a a história com seus desenhos.

Boneco da diversidade

Cada criança faz o seu e depois todos os bonecos devem ser reunidos para demonstrar a diversidade humana.

Materiais:

revistas
fita crepe
papel higiênico
cola branca
tinta guache
pincel

1. Com as folhas de revistas, faça uma bola para formar a cabeça. Passe fita crepe ao redor.

2. Com o papel, faça o corpo, amassando para dar o formato. Passe fita crepe e una com a cabeça.

3. Faça os braços e as pernas com revista. Passe fita crepe.

4. Pique pedaços de revista e cole no boneco com cola branca.

5. Pinte todo o boneco com tinta guache branca, usando o pincel.

6. Pique papel higiênico em pedaços pequenos e misture com cola branca (pequenas porções) até virar papel machê.

7. Passe essa mistura no corpo do boneco até cobrir todos os pedaços de revista. Deixe secar por dois dias. Pinte com pincel e tinta guache.

Lendo Rubem Alves

As crianças também devem ler com a professora dois livros de Rubem Alves, A Árvore e a Aranha e A Libélula e a Tartaruga, editora Paulus. Por meio dessas obras, poderão am observar que os animais também são diferentes entre si e que as características de cada um são fundamentais para o equilíbrio da natureza. Em roda de conversa, devem chegar à conclusão de que a beleza não está apenas no aspecto físico, mas principalmente nas qualidades morais, na amizade, no companheirismo etc. Antes de partir para a próxima leitura, as crianças devem construir uma maquete sobre o livro A árvore e a Aranha.

Percebendo as diferenças

A partir da leitura do livro Na Minha Escola Todo Mundo é Igual, de Rossana Ramos, editora Corteza, as crianças entrarão em contato os diferentes tipos de necessidades especiais que as pessoas podem ter.

Os alunos podem desenhar o corpo de seus colegas numa folha de papel pardo. Cada aluno se deita sobre uma folha enquanto um colega contornava o seu corpo com um lápis. Depois é só soltar a criatividade e desenhar e pintar o rosto, os cabelos e as roupas por cima do contorno principal.

Rodas de conversa

Promover rodas de conversa com as crianças, nas quais elas apresentam objetos trazidos de casa que representassem a história de seus pais e os países de origem de suas famílias. Na hora da roda, a professora e os alunos devem procuraros países no globo terrestre e comentavam sobre a distância e os meios que se usavam para chegar ao Brasil.

Globo terrestre

Na sala de os alunos ainda podem confeccionar um grande cartaz com a imagem do globo terrestre e crianças de várias etnias ao redor dele.

Questões abordadas: Biodiversidade, diversidade cultural, paz, direitos humanos e cidadania

Culminância: Exposição de trabalhos feitos pelos alunos.

Livros utilizados:

Na Minha Escola Todo Mundo é Igual Autor: Rossana Ramos Editora: Cortez
A Árvore e a Aranha / A Libélula e a Tartaruga Autor: Rubem Alves Editora: Paulus
Esta é a Sílvia Autor: Jeanne Willis Editora: Salamandra

Projeto retirado da Revista Guia Prático da educação Infantil - Ed.89/Julho de 2010.
*Texto com pequenas alterações para fins pedagógicos.

Contar histórias e dobrar papel


Leve a técnica do origami para sua narrativa usando o lúdico enredo dos três porquinhos

Por Robson A. Santos

Objetivos:
Enriquecer histórias com o uso de origamis
Apresentar aos alunos uma nova versão do clássico Os Três Porquinhos


O origami, arte oriental de dobrar papel, pode e deve ser utilizado para enfeitar as histórias, dando vida a personagens, cenários e outros recursos que achar interessante. Para a história dos três porquinhos, velha conhecida de todos (apresentada aqui numa versão um pouquinho diferente), utilizaremos dedoches feitos de origami. Você ainda pode incrementar fazendo um cenário com caixa de sapatos ou papelão sem o fundo e decorando-o como quiser.



Dedoches
Siga os passos 1 a 4 para chegar à forma básica do decoche. Com os passos 5 a 7 você faz o porquinho e do 8 ao 10, o lobo.

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