quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Iguais ou diferentes, que diferença faz?


Aproveite o início do ano para trabalhar valores humanos, respeito a diversidade e ações que evitam o Bulling...

Com esse projeto, os alunos mudaram suas atitudes diante da diversidade humana. Leve essa boa ideia para a sua escola!


Por Mônica Krausz

Objetivos:


Estimular o respeito às diferenças e ao meio ambiente
Aprender a viver junto aceitando a opinião dos outros e expondo as suas com clareza e detalhes, com afetividade e colaboração
Entender que precisamos resolver os conflitos por meio de negociação pacífica
Entender que para preservar o mundo devemos começar em casa e na escola, desenvolvendo também a consciência ecológica
Duração: 4 meses


"Diversidade humana: iguais ou diferentes, que diferença faz?", inserido na temática da Biodiversidade, proposta este ano pela UNESCO.

Primeira leitura e início do projeto

1. O projeto inicia-se com a leitura coletiva do livro Esta é Silvia, de Jeanne Willis, editora Salamandra. A história mostra uma menina realizando várias atividades corriqueiras de crianças e só no final do livro o leitor descobre que a menina tem necessidades especiais (é cadeirante).

2. A leitura deverá ser seguida de roda de conversa e de um passeio pela escola para observação das diferenças entre as pessoas. Uma tem cabelos loiros e lisos, outra tem cabelo crespo...

3. Autorretrato: em seguida, cada aluno desenhará o seu próprio rosto, destacando as diferenças.

4. Reescrita do livro: as crianças vão contando a história e a professora escrevendo em folhas de cartolina ou papel pardo. Depois as crianças ilustram a a história com seus desenhos.

Boneco da diversidade

Cada criança faz o seu e depois todos os bonecos devem ser reunidos para demonstrar a diversidade humana.

Materiais:

revistas
fita crepe
papel higiênico
cola branca
tinta guache
pincel

1. Com as folhas de revistas, faça uma bola para formar a cabeça. Passe fita crepe ao redor.

2. Com o papel, faça o corpo, amassando para dar o formato. Passe fita crepe e una com a cabeça.

3. Faça os braços e as pernas com revista. Passe fita crepe.

4. Pique pedaços de revista e cole no boneco com cola branca.

5. Pinte todo o boneco com tinta guache branca, usando o pincel.

6. Pique papel higiênico em pedaços pequenos e misture com cola branca (pequenas porções) até virar papel machê.

7. Passe essa mistura no corpo do boneco até cobrir todos os pedaços de revista. Deixe secar por dois dias. Pinte com pincel e tinta guache.

Lendo Rubem Alves

As crianças também devem ler com a professora dois livros de Rubem Alves, A Árvore e a Aranha e A Libélula e a Tartaruga, editora Paulus. Por meio dessas obras, poderão am observar que os animais também são diferentes entre si e que as características de cada um são fundamentais para o equilíbrio da natureza. Em roda de conversa, devem chegar à conclusão de que a beleza não está apenas no aspecto físico, mas principalmente nas qualidades morais, na amizade, no companheirismo etc. Antes de partir para a próxima leitura, as crianças devem construir uma maquete sobre o livro A árvore e a Aranha.

Percebendo as diferenças

A partir da leitura do livro Na Minha Escola Todo Mundo é Igual, de Rossana Ramos, editora Corteza, as crianças entrarão em contato os diferentes tipos de necessidades especiais que as pessoas podem ter.

Os alunos podem desenhar o corpo de seus colegas numa folha de papel pardo. Cada aluno se deita sobre uma folha enquanto um colega contornava o seu corpo com um lápis. Depois é só soltar a criatividade e desenhar e pintar o rosto, os cabelos e as roupas por cima do contorno principal.

Rodas de conversa

Promover rodas de conversa com as crianças, nas quais elas apresentam objetos trazidos de casa que representassem a história de seus pais e os países de origem de suas famílias. Na hora da roda, a professora e os alunos devem procuraros países no globo terrestre e comentavam sobre a distância e os meios que se usavam para chegar ao Brasil.

Globo terrestre

Na sala de os alunos ainda podem confeccionar um grande cartaz com a imagem do globo terrestre e crianças de várias etnias ao redor dele.

Questões abordadas: Biodiversidade, diversidade cultural, paz, direitos humanos e cidadania

Culminância: Exposição de trabalhos feitos pelos alunos.

Livros utilizados:

Na Minha Escola Todo Mundo é Igual Autor: Rossana Ramos Editora: Cortez
A Árvore e a Aranha / A Libélula e a Tartaruga Autor: Rubem Alves Editora: Paulus
Esta é a Sílvia Autor: Jeanne Willis Editora: Salamandra

Projeto retirado da Revista Guia Prático da educação Infantil - Ed.89/Julho de 2010.
*Texto com pequenas alterações para fins pedagógicos.

0 comentários:

Seguidores

Visitantes