quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Uma idéia para cada data...

Projetos do Mês de:
• 8 de Março- Dia Internacional da Mulher- (Segunda-Feira)

Profissão Mulher

Cada professora deverá informar aos seus alunos o significado desta data como mostra o informativo, demonstrando aos educando a importância das mulheres e qual eram os seus direitos. Sendo incluso uma linda mensagem.

Em seguida, a professora motivará aos alunos dizendo que para comemorar o dia da mulher, irão pensar nas diferentes atividades que as mulheres fazem.

Deixem que os alunos se expressem livremente, contando aos demais sobre a profissão de suas mães e de outras mulheres que vivem com eles. Ampliar a conversa chamando a atenção para as diversas profissões em que as mulheres atuam: médicas, professoras, motoristas, secretárias, desenhistas, domesticas, cozinheiras, cabeleireiras, dentistas, etc. Salientar que todas as profissões são importantes e fazem a diferença na sociedade, além de estarem relacionadas entre si.

Proponha um jogo de mímica, onde o aluno imita a mamãe para que os demais adivinhem o que ela está realizando. Garanta a participação de todos.

Para finalizar, elabore um mural com o registro coletivo das muitas profissões femininas por meio de desenhos, colagens ou escritas espontâneas dos alunos e deixem exposto na sala de aula.

Texto Informativo:

Durante o congresso internacional de mulheres, realizado em 1919, na cidade de Copenhague, Dinamarca, essa data foi escolhida e oficializada como o dia ideal para o Dia internacional da mulher em homenagem ao assassino de 129 mulheres, que foram queimadas em resposta a uma greve realizada na fábrica têxtil Cotton, em nova york,em 8 de março de 1857.

o motivo da greve era um protesto contra uma jornada diária de 16 horas de trabalho,aliada a baixos salários. Como resposta á manifestações, os patrões ordenaram que fosse ateado fogo no prédio onde essas mulheres se encontravam.

Mensagem:



As flores irradiam a glória e a beleza de Deus-Mãe, pois ela caminha sobre a Terra em cada mulher.

Mulher! Todos os grandes senhores te reverenciam no dia de hoje, pois eles nasceram do teu ventre. Mulher! Além de todos os poderes cósmicos, levas dentro de ti a semente sagrada que provê a vida. Tu és o mais belo pensamento de Deus. Teu coração é manancial de sabedoria. De teu íntimo brota a força amorosa que nutre, regenera e ressuscita.

Homem! Neste dia internacional da mulher, lembra-te que podes divinizar-te pela admiração da mulher.

• Estás aflito? Recorre à mulher. Ela é o consolo dos aflitos.

• Estás enfermo? O toque da mulher é curativo.

• Queres descobrir os mistérios da Divindade? Busca compreender o coração da mulher.

Porque quem não reverencia a mulher, fecha as portas à graça e à beleza.

Mulher! Ao olhar-te no espelho, reconhece ali a Mãe Divina! Mira-te nela! Encarna com dignidade os dons femininos de amor, fidelidade, pureza, sensibilidade, compreensão, delicadeza, generosidade, doçura, abnegação, serenidade e o dom de tudo embelezar.

Mulher! Não te deixes corromper pela futilidade e mediocridade do mundo. Aumenta ainda mais tua força, apreendendo as virtudes dos homens, mas nunca os vícios. A regeneração do mundo depende de ti, pois tens o poder de moldar o caráter de um ser, desde o teu ventre e por toda a sua vida.

Podes transformar teu lar num templo da Divina Missão de Amor. Quando defendes tua dignidade, defendes a dignidade de cada ser humano.

Mulher! Rejeita qualquer pensamento ou sentimento de rivalidade, pois isto destrói a unidade das mulheres. Caminha graciosamente, olhando sempre com admiração o teu eterno companheiro, o homem.

Mulher! Neste Dia Internacional da Mulher, dedicado a ti, todos te proclamam como a Senhora da criação e da beleza e admiram a dádiva que é ser mulher!

Lembrança:


• 15 de Março – Dia da Escola – (Segunda-Feira)

O que eu mais gosto em minha escola.

O professor em uma conversa de perguntar sobre o cotidiano escolar e ouvir os alunos sobre as atividades que realizam na escola. pergunte se eles conhecem a história da escola em que estudam,seu nome,o de seus diretores,sua localização,quais as turma que mantém,os profissionais que trabalham na escola e suas dependências.

Faça um passeio pela escola com a turma, visitando suas dependências, nomeando-as e explicando que atividades se fazem em cada uma delas. Mostre e nomeie oralmente o mobiliário e os diferentes objetos que existem em cada lugar.

Já em sala de aula, peça aos alunos que façam um desenho que mostre as dependências da escola com seus respectivos funcionários.

Peça que em seguida identifique qual dependência ele mais gosta e porque?

Texto Informativo:

Esta data é uma ótima oportunidade para resgatar com os alunos a história da escola em que estudam.

É importante enfatizar se há um símbolo, um hino, um patrono, motivo de ter recebido o nome que tem etc.

 

"Qual é a escola dos seus sonhos"? Para mim, é a escola que educa os jovens para extraírem segurança da terra do medo, sorriso das lágrimas e sabedoria dos fracassados. A escola dos meus sonhos une a seriedade de um executivo e a alegria de um palhaço. Na escola dos meus sonhos cada criança é uma jóia única, mas importante que todo dinheiro do mundo. Nela os professores e alunos escrevem uma belíssima história, são jardineiros que fazem da sala de aula um canteiro de pensadores.


Qual a família dos seus sonhos? A família dos meus sonhos não é perfeita. Não tem pais infalíveis, nem filhos perfeitos. Mas aqueles em que pais e filhos têm coragem de dizer um para o outro EU TE AMO, EU EXAGEREI, DESCULPE-ME.

Na família dos meus sonhos não há heróis nem gigantes, mas amigos. Nela os pais dão risadas quando perdem a paciência com os filhos. Um lugar simples, mas onde há gente feliz.

Portanto Pais sejam Bem Vindos!

Linda Mensagem de Augusto Cury...
• 20 de Março - Início do Outono-( Sábado)


* Poderá ser enfatizado na Sexta-Feira (19/03).

Frutinhas gostosas.


Os professores deverão orientar seus alunos a fazer uma pesquisa de acordo com as disciplinas lecionadas.

Sugestões de tema a serem abordadas: As frutas do outono, alimentação saudável, pesos e medidas, etc. Estando a critério do professor de acordo com a sua disciplina.

Sugestões: Língua Portuguesa: Trabalhar a escrita/leitura de frutas.

Matemática: Quantidade, peso (dúzia/meia dúzia),Estudos Sociais; De onde vem(horta,jardim,pomar),Ciências: alimentação,saudável,para que servem ,seus benefícios.


A professora deverá desenvolver uma feirinha em sala de aula, onde os alunos trazem frutas de casa para que possa ser formada uma feira.

Em seguida a professora confecciona dinheiro com cores de cartolina, distribuindo certa quantidade de cada cor onde cada aluno obtenha seu dinheiro para adquirir a sua frutinha.

Com isto trabalhamos cores, quantidade, tamanho, o tato, o raciocínio lógico, entre outros.

Exemplo: abacaxi; custa 4 fichas azuis

Banana: 2 fichas vermelhas

Maçã: 5 fichas verdes

Após a compra e a percepção das cores, cheiros, formas e diferenças ao toque, a professore promove uma salada de frutas com os alunos,onde todos possam colaborar com as frutinhas que compraram...É uma delícia...Eles adoram!

• Lembrança:

Os alunos irão levar para casa um dedoche de feltro ou TNT nas cores (vermelho-amarelo),para representar as frutas; Maçã e Banana.


• 27 de Março – Dia do Circo- (Sábado)


* Poderá ser enfatizado na Sexta- Feira-(26/03)

Artistas do Circo.

As professoras da Educação Infantil farão a leitura do Conto: ” Aniversário do Palhaço.”,já no ensino Fundamental,cada aluno terá o seu texto e fará a leitura em “grupo”,onde cada aluno ler um trecho do texto e o outro dará a continuidade,sobre o olhar atento da professora.

Em seguida irão organizar um painel com nomes dos diferentes artistas do Circo, escritos em letras maiúsculas de imprensa (bastão): trapezistas, malabaristas, mágicos, palhaços, amestradores de animais, bailarina, etc. Esclareça o tipo de trabalho desses profissionais e informar que atualmente a tendência dos circos é não mais utilizar animais como atração, em respeito ás necessidades e a natureza dos bichos.

As professoras da educação infantil pedirão aos alunos que escolham ser um dos amigos do palhaço Faísca e desenhem em uma folha de papel o presente que dariam a ele. Exponha os desenhos na sala ao lado de um resumo da história, que será elaborado coletivamente, tendo o professor como escriba. (utilizar letra bastão maiúscula)

Texto Informativo:

O Circo é o lugar mágico que alimenta a fantasia. A riqueza de suas atrações e a arte fantástica de seus profissionais que emocionam pessoas de todas as idades.

O dia 27 de Março foi escolhido como o dia do Circo em homenagem ao palhaço Piolin, nascido nesta data em 1897.

Texto a ser lido e trabalhado:

Aniversário de Palhaço.

Faísca era um palhaço muito engraçado que vivia em um circo da cidade.

Ele fazia muitas palhaçadas para divertir a criançada: virava cambalhota, equilibrava argolas e sabia mágicas também.

Ele tinha muitos amigos, além do público, é claro. O engolidor de espadas, o mágico, o domador de leões, a bailarina, o homem do algodão-doce, o pipoqueiro. Todos gostavam do palhaço Faísca e de suas palhaçadas.
Quando o domingo chegou, o mágico trouxe a boa notícia: era dia de aniversário no circo. Era o aniversário do palhaço Faísca!Todos ficaram animados e começaram a combinar uma festa surpresa para ele.


Então ficou acertado que durante o espetáculo daquela tarde eles iriam comemorar. Quando Faísca entrou no picadeiro, a criançada logo começou a gritar:

Palhaço Faísca pula, rola e pisca! Palhaço Faísca pula,rola e pisca!

E o palhaço começou seu show: subiu feito foguete na tromba do elefante, pulou na tina de água, rolou na bacia de farinha e engoliu uma régua inteirinha!Virou cambalhota no ar,rodopiou no meio do picadeiro,dançou rock de guarda-chuva e assustou o pipoqueiro. Soltou fogo pela boca, imitando um dragão, equilibrou 20 pratos, 15 copos e 2 maçãs com uma só mão!

A garotada ria a valer. Faísca era muito legal. Faísca era sensacional!

De repente, os tambores começaram a rufar. A garotada se calou. O que iria acontecer?

Foi aí que o domador de leões, a bailarina, o mágico, o engolidor de espadas, o homem do algodão doce e pipoqueiro entraram no picadeiro com seus presentes. Atrás deles, via-se um enorme bolo de chocolate com velas acessas.

E quando a turma começou a cantar ” Parabéns à você ” , Faísca começou a chorar de emoção. Chorou tanto que suas lágrimas de palhaço inundaram o picadeiro. Daí, os balões coloridos começaram a cair sobre o público. Eram verdes, azuis, amarelos e vermelhos. Faísca não perdeu tempo com o choro e resolveu fazer palhaçada: com um grande alfinete começou a estourá-los. Foi uma farra geral.

Que aniversário sensacional!

(Flávia Muniz.)

• Lembrança:

Os alunos do Ensino Fundamental irão ganhar como lembrança em comemoração a esta data, um lápis com o rostinho do palhaço em E.V.A., já as crianças da educação Infantil poderão sair caracterizadas.

2 comentários:

Unknown disse...

OI boa tarde sou artista plastica e pesquisando aqui e achei vcs e gostaria de saber se essa escola é governamental ou não é que gostaria de montar uma escola artes educação na minha comunidade e ainda não sei quais os obstáculos vou enfrentar se puder me dar uma dica eu agradeço sou de Goiania

Unknown disse...

OI boa tarde sou artista plastica e pesquisando aqui e achei vcs e gostaria de saber se essa escola é governamental ou não é que gostaria de montar uma escola artes educação na minha comunidade e ainda não sei quais os obstáculos vou enfrentar se puder me dar uma dica eu agradeço sou de Goiania

Postar um comentário

Seguidores

Visitantes