sábado, 24 de outubro de 2009

Educação Ambiental - Ecovila

ttp://www.youtube.com/watch?v=IyHrzEsl9F8

sábado, 10 de outubro de 2009

Não se é professor por acaso!




O que temos de mais sagrado em nossas vidas?
Nossa família, nosso berço.
Infeliz daquele que dispensou, por motivos outros e fúteis,
a alavanca e o alicerce que o regaço familiar nos oferece,
sem nada cobrar, somente nos fornecendo bases sólidas
para enfrentar o mundo.
E esta, que é a maior e a mais importante célula da sociedade,
somente conta com um profissional que tem a legitimidade e a
dignidade suficientes para complementar e enriquecer a
tarefa árdua de educar: o professor.

Dá pra imaginar o tamanho desta responsabilidade?
Este professor tem que se misturar à educação fornecida
pelos pais e por toda a família de seu aluno, que possuem
uma história de gerações passadas, com características
individuais e diversas.

Esta responsabilidade não é esforço a mais para ele porque
ele exerce sua profissão com entrega total, e os pesos se
tornam diminutos diante da vocação.

Saibamos todos, principalmente os professores iniciantes,
que se o trabalho em qualquer área se tornar um fardo,
urgirá a revisão de nossa vida, para que diretrizes
sejam repensadas.

Muito mais isto é válido para um professor.

O professor, se não estiver encharcado da vontade de
ensinar, de educar, de se doar, não conseguirá o respeito
de seus alunos, de seus pares, muito menos de
toda a sociedade.

Não se é professor por acaso!

Quando meio que corajosamente, este cronista lançou
seus dois livros, além de seus familiares e alguns amigos
mais profundos, quem mais se orgulhou deste fato?
Seus ex- professores; todos que ficaram sabendo se
revelaram recompensados e orgulhosos de um de seus
alunos ter lançado dois livros.
Aí está a grande obra de um professor.
Acolher seu aluno dentro de seu coração com total paixão,
fazendo dele parte de sua própria existência.
Isto é para poucos e bons!

Se condoer com as desgraças alheias é fácil.
A lágrima é gratuita.
Eu quero ver é rir e se alegrar com as conquistas alheias.

Como já escrevi: a alegria é esterilizada, a dor contamina.
No caso dos nossos mestres, a nossa vitória se transforma
na alegria deles também, porque vocês, professores,
nos amam de verdade.

Aos professores que já exercem esta profissão há um
médio tempo, é hora de se fazer um balanço das atitudes
tomadas até agora.
Há de se fazer dos acertos, missões, e dos erros, lições.

Triste é a nação que não privilegia o ensino.
O grande exemplo são os E.U.A.
A página negra do destrato com os professores está
sendo virada.
Então, você, professor que já lecionou por alguns anos,
tenha certeza que sua luta valeu e valerá a pena.
A visão histórica jamais poderá ser esquecida por causa
de motivos imediatistas, principalmente por um professor.
É líquido e certo que as reivindicações, os protestos,
as greves, não foram em vão e, sim, servirão para a grande
arrancada que o Brasil sofrerá a partir da valorização
da educação e do educador.

Você, professor mais antigo, que já viveu dias melhores,
é justo o desânimo, mas não o suficiente para derrubá-lo.
Apesar de tudo, eu tenho a certeza que Piaget e Freire
sempre foram os seus guias.
Mas talvez a maior homenagem que um professor possa
receber esteja num fato corriqueiro que acontece no nosso
dia a dia e que ilustra bem o significado desta profissão.

Quando queremos elogiar alguém de maneira superlativa,
grandiosa, mesmo que esta pessoa não seja formada, como
é que nós a chamamos: "ei mestre", ou então, "ei professor!"
É o maior elogio que se faz a alguém.


Marcondes Serotini Filho

AOS MESTRES

01. Obrigado por fazerem do aprendizado não um trabalho, mas um contentamento. Por fazerem com que nos sentíssemos pessoas de valor; por nos ajudarem a descobrir o que fazer de melhor e, assim, fazê-lo cada vez melhor. Obrigado por afastarem o medo das coisas que pudéssemos não compreender; levando-nos, por fim, a compreendê-las...Por resolverem o que achávamos complicado... por serem pessoas dignas de nossa total confiança e a quem podemos recorrer quando a vida se mostrar difícil...Obrigado por nos convencerem de que éramos melhor do que suspeitávamos.

02. Agradeço aos professores muito especiais que se tornaram amigos e conselheiros ao final do curso.

03. Aos ourives que, compreendendo os nossos erros, ficaram insatisfeitos com as nossas reticências, apesar de saberem que a perfeição é utopia. Amigos, vocês foram aqueles que, no silêncio de um olhar, no louvor de uma palavra ou na expressão de um gesto, conseguiram saciar a nossa sede pelo porvir e a nossa ânsia pelo conhecimento. E, mesmo quando ousávamos chamar o ser humano a nossa frente de paciente, vocês nos ensinaram a amá-lo e respeitá-lo, esculpindo em nós o verdadeiro sentido da palavra enfermagem.

04. É inútil resumir certos indivíduos. Só se pode mesmo segui-los... Aos que não se limitaram em teorias, aos que são professores por vocação e não por ocasião, aos que se mostraram amigos e preocupados com nossos interesses, nosso respeito e eterna gratidão.

05. Mostrar-nos um mundo novo, pegar em nossa mente e torná-la melhor. Sentimos muitas vezes isso, nestes momentos a certeza da execução da função era uma. Quando não, tentamos mostrar qual era, e muitas vezes foi conseguido. Poucos foram os momentos onde nada ocorreu, ou nada foi tentado. Obrigado aos que nos levaram, aos que vieram e aos que nada puderam. É aí, com certeza, que devemos nos superar.

06. Há homens que lutam um dia e são bons.
Há homens que lutam um ano e são melhores. Há aqueles que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda vida. Esses são imprescindíveis. A vocês mestres, homens imprescindíveis que transformaram a ingenuidade em experiência, nosso muito obrigado.

07. Aos que foram reconhecidos ou não. Aos que se orgulharam de nós. Todos têm a sua importância e serão sempre lembrados.

08. A imortalidade de que se reveste a natureza humana faz o homem sempre presente, presente pela cultura que transmite, presente pelo exemplo que legou. O nosso agradecimento sincero aos professores amigos, aos somente professores, e àqueles que, com seus problemas e dores humanos, não foram amigos nem professores, mas também passaram por nós. Nosso respeito, nosso afeto.

09. Durante todos esses anos várias pessoas colaboraram e nos ensinaram muitas coisas... E confessamos que não aprendemos tudo que quisemos, mas aprendemos tudo que pudemos. Andamos muito tentando alcançar este momento. E agora queremos revelar nossos sinceros agradecimentos às pessoas que nos fizeram sorrir, chorar, sentir, viver... crescer...

10. Nossa gratidão àqueles que fizeram do magistério um ideal, mesclando a arte de ensinar com o dom da convivência, tornando-se nossos amigos e transmitindo suas experiências que grandemente ajudaram na nossa formação. Nosso perdão àqueles que se limitaram a ser apenas professores.

11. Mestre: Homem que ensina; aquele que é versado em alguma ciência ou arte; homem superior e de muito saber, e que serve de ensino ou lição. Nosso muito obrigado àqueles que, ao nos ensinarem as lições do ofício, semearam em nós a vontade de tocar nossa própria música e escolher as notas que nos cabem, com a coragem e a perícia para acreditarmos em nós mesmos.

12. A vocês, nossos mestres, que, no propósito impessoal de ensinar, revigoravam pacientemente em nós a arte da cura. Que plantaram a semente do saber, fazendo de suas mãos as nossas mãos, de seus olhos a nossa visão, de seus conhecimentos o nosso aprendizado. Com vocês caminhamos juntos e, a cada dor que confrontamos, serão das suas essências que partirão nossas ações, guiadas pela disciplina e rigores da arte e pelas emoções da ciência.

13. Mestre, meu mestre querido!
coração do meu corpo intelectual e inteiro!
Vida da origem da minha inspiração!

14. Meu mestre e meu guia!
A quem nenhuma coisa feriu, nem doeu, nem pertubou, seguro como um sol fazendo o seu dia involuntariamente, natural como um dia mostrando tudo, meu mestre, meu coração não aprendeu a tua solenidade, meu coração não aprendeu nada e nada, meu coração está perdido.
(Fernando Pessoa)

15. O nosso mais profundo sentimento de respeito e gratidão pelos valores morais e princípios éticos com que plasmaram o nosso caráter, o nosso senso de justiça e dignidade humana, pois, nos fizeram compreender que, na condição de seres livres e conscientes representamos o ápice da evolução em nosso planeta.

16. "A imortalidade de que se reveste a natureza humana
Faz o homem sempre presente.
Presente pela amizade que conquistou;
Presente pelo exemplo que legou;
Sempre presente porque educou."
Michel Wolle

17. "Àqueles que quando deveriam ser simplesmente professores, foram mestres, nos transmitindo seus conhecimentos e experiências; que quando deveriam ser mestres foram amigos e em sua amizade nos compreenderam e nos incentivaram a seguir nosso caminho, expressamos os nossos maiores agradecimentos e o nosso profundo respeito, que sempre serão poucos diante do muito que foi oferecido."

18. "Nosso agradecimento por repartir seus conhecimentos, colocando em nossas mãos as ferramentas com asa quais abriremos novos horizontes, rumo à satisfação plena dos ideais humanos e profissionais."

19. "Nossa gratidão àqueles, que repartiram conosco seus conhecimentos com dedicação e amizade, no cumprimento do seu dever; nosso carinho àqueles, que indo mais longe, doaram-nos afeto e nos fizeram crescer; e àqueles que nada disso fizeram, nossa esperança que palavras com humildade, compreensão e humanidade possam, enfim fazer parte de suas vidas, tornando-as menos áridas e mais significativas."

20. "Professor, sois o sal da terra e a luz do mundo.
Sem vós tudo seria baço, e a terra escura.
Professor, faz de tua cadeira a cátedra de um mestre.
Se souberes elevar teu magistério, ele te elevará à magnificência...
... Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.
Melhor professor nem sempre é o de mais saber e, sim, aquele que, modesto, tem a faculdade de manter o respeito e a disciplina da classe.
Cora Coralina

21. "Homem algum poderá revelar-vos senão o que já está meio adormecido na aurora do nosso entendimento. O mestre que caminha à sombra do templo, rodeado de discípulos, não dá sua sabedoria, mas sim sua fé e sua ternura. Se ele for verdadeiramente sábio, não os convidará a entrar na mansão do seu saber, mas vos conduzirá ao limiar de vossa mente."
Gibran Kalil Gibran

22. "O nosso carinho e gratidão, a vocês, que além de transmitir seus conhecimentos e suas experiências, souberam apoiar-nos em nossas dificuldades."

23. "Aos que foram reconhecidos ou não. Aos orgulhosos de nós. Nas provas, nos seminários ou nas farras, não importa. Todos foram determinador e sempre serão lembrados."

24. “Aprender é descobrir aquilo que você já sabe.
Fazer é demonstrar que você o sabe.
Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você.
Nós todos somos aprendizes, fazedores, professores."
Richard Bach

25. Àqueles que nos ensinaram muito mais que teorias, que nos preparam também para vida, todo o nosso carinho e gratidão.

26. "Vocês que plantaram um dia a semente do conhecimento em nós, a verão brotar e gerar, no futuro, cada vez mais plantios e proveitosas colheitas com frutos de reconhecimento e valorização pelos atos de amor e dedicação na arte de ensinar."

27. "Sejamos educadores como garimpeiros, que no meio da sujeira, encontra o brilho inconfundível do diamante."
Hamilton Werneck


28. "Agradecer é admitir que houve um minuto em que se precisou de alguém.
Agradecer é reconhecer que o homem jamais poderá lograr para si o dom de ser auto-suficiente.
Aos nossos mestres que nos convidaram a voar em sua sabedoria, mesmo sabendo que este voar dependeria das asas de cada um de nós.
Aos nossos mestres que, pela sua presença, marcaram nossa vida e em um simples gesto ou até mesmo num olhar transmitiram-nos palavras.
A vocês, o nosso simples, mas eterno obrigado.

29. A Docência é apenas uma tarefa no caminho. Quando chegarmos à meta, não haverá sábios nem ignorantes, pois seremos todos irmãos.
E de tudo que houvermos semeado, só permanecerá o amor!

30. "Mestre, posso sair mais tarde hoje?
Ao contrário do que algumas vezes lhe pedi, hoje eu quero é ficar mais um pouco...
Ficar mais alguns instantes para desfrutar da sua presença e da proteção que ela me traz...
Ficar para poder admirar, mais uma vez, a sua destreza, a sua capacidade de diagnosticar e prognosticar...
Ficar pela segurança de poder contar, contar contigo, amparando minhas dúvidas e suscitando em mim a maturidade de um profissional.
Ficar porque longe daqui, quem me protegerá com o olhar de um pai?
Quem me incentivará a não desanimar diante de um insucesso?
Ninguém poderá substituí-lo, mas o que me consola é que trago em mim muito de você, muito do que me ensinou. E agora encontro-me procurando meu estado de aluno, sabendo que em instantes me tornarei seu colega, porém com a certeza de jamais deixar de ser seu discípulo...
O discípulo que guardará na memória os ensinamentos, o jeito, a pessoa... e no coração a gratidão, o respeito e a saudade."

31. A vós mestres, a nossa imorredoura e mais sincera gratidão pelo despreendimento e empenho com que vos lançastes à luta da nobre missão de ensino, estendendo-nos a mão nas horas de dúvida, nos momentos difíceis e apoiando-nos em nossas decisões.
Nosso júbilo e nossa gratidão hão de compensar o que o verbo silencia.

32. Aos verdadeiros mestres, responsáveis pela nossa vitória, estimuladores de nosso crescimento, dedicamos nossa sincera homenagem e nossa eterna gratidão.

33. Sentimo-nos orgulhosos de vós, de vosso exemplo e esforço, por isso, talvez não saibamos explicar em palavras o especial carinho, a gratidão que vos dedicamos.
Dividi, pois, conosco, os méritos desta conquista, porque ela vos pertence; ela é tanto vossa, quanto nossa.

34. Aqueles que nos transmitiram seus conhecimentos e experiências profissionais e de vida com dedicação e carinho, àqueles que nos guiaram para além das teorias, das filosofias e das técnicas, expressamos os nossos maiores agradecimentos e o nosso profundo respeito, que sempre serão poucos, diante do muito que nos foi oferecido.

35. Hoje estamos nascendo para um mundo novo, não mais necessitando de mão protetoras, mas de mãos que colham os brotos das sementes por vocês plantadas.

36. “Jamais poderemos ser suficientemente gratos aos nossos pais e aos nossos mestres”.
(Aristóteles)

37. Educador,

"Não me ensine nada que eu possa descobrir. Provoque minha curiosidade. Não me dê apenas respostas. Derrame minhas idéias e me dê somente pistas de como ordená-las. Nao me mosrte exemplos.
Antes me encoraje a ser exemplo vivo de tudo o que posso aprender. Construa comigo o conhecimento.
Sejamos juntos inventores, descobridores, navegantes e piratas de nossa aprendizagem. Nao fale apenas de um passado distante ou de um futuro imprescindível. Esteja comigo hoje alternando as sensações de quem ensina e de quem aprende."
Ivana M. Pontes

Você sabe como surgiu o Dia do Professor?

O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.


O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".



Fontes:
Site www.diadoprofessor.com.br
Site www.unigente.com

15 DE OUTUBRO: DIA DO PROFESSOR

Dia do professor - Mini-projeto: Entrevista


Propor aos alunos que entrevistem algum familiar a respeito do que lembram de seus professores. Orientar os alunos a formularem questões como, qual o professor preferido, de que matéria mais gostava e o motivo, o que lhe chamava a atenção no professor, etc.

Depois, promova a troca de informações em uma roda de conversa.

Poema

Convide os alunos a criarem um poema coletivamente em homenagem a todos os professores da escola.

Auxilie-os escrevendo, conforme forem ditando no quadro o poema, conduza as melhorias e correções no texto e transcreva em uma folha de papel pardo grande para que os alunos possam ilustrá-lo com desenhos deles e assinem.

Expor a criação coletiva em espaços de uso comum na escola.


Decálogo do bom professor


Quem exercita a democracia em pequenas unidades escolares, constrói um espaço próprio e competente para assumir responsabilidades maiores na estrutura do Estado.

Apresentamos um decálogo contendo dez princípios para atividade docente de um bom professor do terceiro milênio, século marcado pela informação e pelo conhecimento tecnológico.

O professor do século XXI é aquele que, além da competência, habilidade interpessoal, equilíbrio emocional, tem a consciência de que mais importante do que o desenvolvimento cognitivo é o desenvolvimento humano e que o respeito às diferenças está acima de toda pedagogia..

A função do bom professor do século XXI não é apenas a de ensinar, mas de levar seus alunos ao reino da contemplação do saber.

Eis então os dez passos na direção de uma pedagogia do desenvolvimento humano:


1º PASSO - Aprimorar o educando como pessoa humana - A nossa grande tarefa como professor ou educador não é a de instruir, mas a de educar nosso aluno como pessoa humana, como pessoa que vai trabalhar no mundo tecnológico, mas povoado de corações, de dores, incertezas e inquietações humanas.

A escola não pode se limitar a educar pelo conhecimento destituído da compreensão do homem real, de carne e osso, de corpo e alma.

De nada adianta o conhecimento bem ministrado em sala de aula, se fora da escola, o aluno se torna um homem brutalizado, desumano e patrocinador da barbárie.

Educamos pela vida como perspectiva de favorecer a felicidade e a paz entre os homens.

2º - Preparar o educando para o exercício da cidadania - Se de um lado, primordialmente, devemos ter como grande finalidade do nosso magistério o ministério de fazer o bem às pessoas, fazer o bem é preparar nosso para o exercício exemplar e pleno da cidadania.

O cidadão não começa quando os pais registram seus filhos no cartório nem quando os filhos, aos dezoito anos, tiram suas carteira de identidade civil, a cidadania começa na escola, desde os primeiros anos da educação infantil e se estende à educação superior, nas universidades; começa com o fim do medo de perguntar, de inquirir o professor, de cogitar outras possibilidades do fazer, enfim, quando o aluno aprende a fazer fazer, a construir espaço de sua utopia e criar um clima de paz e bem-estar social, política e econômico no meio social.

3º - Construir uma escola democrática - A gestão democrática é a palavra de ordem na administração das escolas. Os educadores que atuarão no novo milênio devem ter na gestão democrática um princípio em que não arredam pé, não abrem mão.

Quanto mais a escola for democrática, mais transparente. Quanto mais a escola é democrática, menos erra, tem mais acerto e possibilidade de atender com eqüidade as demandas sociais. Quanto mais exercitamos a gestão democrática nas escolas, mais no preparamos para a gestão da sociedade política e civil organizada.

Aqui, pois, reside uma possibilidade concreta: chegar à universidade e concluir um curso de educação superior e estar preparado para tarefas de gestão na governo do Estado, nas prefeituras municipais e nos órgãos governamentais.

Quem exercita a democracia em pequenas unidades escolares, constrói um espaço próprio e competente para assumir responsabilidades maiores na estrutura do Estado. Portanto, quem chega à universidade não deve nunca descartar a possibilidade de inserção no meio político e poder exercitar a melhor política do mundo, a democracia.

4º - Qualificar o educando para progredir no mundo do trabalho - Por mais que a escola qualifique seus recursos humanos, por mais que adquira o melhor do mundo tecnológico, por mais que atualize suas ações pedagógicas, era sempre estará marcando passo frente às novas transformações cibernéticas, mas a escola, através de seus professores, poderá qualificar o educando para aprender a progredir no mundo do trabalho, o que eqüivale a dizer a oferecer instrumentos para dar respostas, não acabadas ( porque a vida é processo inacabado) às novas demandas sociais, sem medo de perdas, sem medo de mudar, sem medo de se qualificar, sem medo do novo, principalmente o novo que vem nas novas ocupações e empregabilidade.

5º - Fortalecer a solidariedade humana - É papel da escola favorecer a solidariedade, mas não a solidariedade de ocasião, que nasce de uma catástrofe, mas do laço recíproco e cotidiano e de amor entre as pessoas. A solidariedade que cabe à escola ensinar é a solidariedade que não nasce apenas das perdas materiais, mas que chega como adesão às causas maiores da vida, principalmente às referentes à existência humana.

Enfim, é na solidariedade que a escola pode desenvolver, no aluno-cidadão, o sentido de sua adesão às causas do ser e apego à vida de todos os seres vivos, aos interesses da coletividade e às responsabilidades de uma sociedade a todo instante transformada e desafiada pela modernidade.

6º - Fortalecer a tolerância recíproca - Um dos mais importantes princípios de quem ensina e trabalha com crianças, jovens e adultos é o da tolerância, sem o qual todo magistério perde o sentido de ministério, de adesão aos processos de formação do educando.

A tolerância começa na aceitação, sem reserva, das diferenças humanas, expressas na cor, no cheiro, no falar e no jeito de ser de cada educando.

Só a tolerância é capaz de fazer o educador admitir modos de pensar, de agir e de sentir que diferente dos de um indivíduo ou de grupos determinados, políticos ou religiosos.

7º - Zelar pela aprendizagem dos alunos - Muitos de nós professores, principalmente os do magistério da educação escolar, acreditam que o importante, em sala de aula, é o instruir bem, o que pode ser traduzido, ter domínio de conhecimento da matéria que ministra aula.

No entanto, o domínio de conhecimento não deve estar dissociado da capacidade de ensinar, de fazer aprender. De que adiante e conhecimento e não saber, de forma autônoma e crítica, aplicar as informações?

O conhecimento não se faz apenas com metalinguagem, com conceitos a, b ou c, e sim, com didática, com pedagogia do desenvolvimento do ser humano, sua mediação fundamental.

O zelo pela aprendizagem passa pela recuperação daqueles que têm dificuldade de assimilar informações, sejam por limitações pessoais ou sociais. Daí, a necessidade de uma educação dialógica, marcada pela troca de idéias e opiniões, de uma conversa colaborativa em que não se cogita o insucesso do aluno.

Se o aluno fracassa, a escola também fracassou. A escola deve riscar do dicionário a palavra FRACASSO. Quando o aluno sofre com o insucesso, também fracassa o professor. A ordem, pois, é fazer sempre progredir, dedicar-se mais do que as horas oficialmente destinadas ao trabalho e reconhecer que nosso magistério é missão, às vezes árdua, mas prazerosa, às vezes sem recompensa financeira condigna que merecemos, mas que pouco a pouco vamos construindo a consciência na sociedade, principalmente a política, de que a educação, se não é panacéia, é o caminho mais seguro para reverter as situações mais inquietantes e vexatórias da vida social.

8º- Colaborar com a articulação da escola com a família - O professor do novo milênio deve ter em mente que o profissional de ensino não é mais pedestal, dono da verdade, representante de todos os saberes, capaz de dar respostas para tudo. Articular-se com as famílias é a primeira missão dos docentes, inclusive para contornar situações desafiadoras em sala de aula.

Quanto mais conhecemos a família dos nossos alunos, mais os entendemos e mais os amamos. Uma criança amada é disciplinada. Os pais, são, portanto, coadjuvantes do processo ensino-aprendizagem, sem os quais nossa ensinança fica coxa, não vai adiante, não educa.

A sala de aula não é sala-de-estar do nosso lar, mas nada impede que os pais possam ajudar nos desafios da pedagogia dos docentes nem inoportuno é que os professores se aproximam dos lares para conhecerem de perto a realidade dos alunos e possam juntos, pais e professores, fazer a aliança de uma pedagogia de conhecimento mútuo, compartilhado e mais solidário.

9º - Participar ativamente da proposta pedagógica da escola - A proposta pedagógica não deve ser exclusividade dos diretores da escola. Cabe ao professor participar do processo de elaboração da proposta pedagógica da escola até mesmo para definir de forma clara os grandes objetivos da escola para seus educandos.

Um professor que não participa, se trumbica, se perde na solidão de suas aulas e não tem como pensar-se como ser participante de um processo maior, holístico e globalizado. O mundo globalizado para o professor começa por sentir-se parte no seu chão das decisões da escola, da sua organização administrativa e pedagógica.

10º - Respeitar as diferenças - Se de um lado, devemos levantar a bandeira da tolerância, como um dos princípios do ensino, o respeito às diferenças conjuga-se com esse princípio, de modo a favorecer a unidade na diversidade, a semelhança na dessemelhança. Decerto, o respeito às diferenças de linguagem, às variedades lingüísticas e culturais, é a grande tarefa dos educadores do novo milênio.

O respeito às diferenças não tem sido uma prática no nosso cotidiano, mas, depois de cinco séculos de civilização tropical, descobrimos que a igualdade passa pelo respeito às diferenças ideológicas, às concepções plurais de vida, de pedagogia, às formas de agir e de ser feliz dos gêneros humanos.

O educador, pois, deve ter a preocupação é reeducar-se de forma contínua uma vez que nossa sociedade ainda traz no seu tecido social as teorias da homogeneidade para as realizações humanas, teoria que, depois de 500 anos, conseguiu apenas reforçar as desigualdades sociais. Nossa missão, é dizer que podemos amar, viver e ser felizes com as diferenças, pois, nelas, encontraremos nossas semelhanças históricas e ancestrais: é, dessa maneira, a nossa forma de dizer ao mundo que as diferenças nunca diminuem, e sim, somam valores e multiplicam os gestos de fraternidade e paz entre os homens.

Pela manhã, o bom religioso, abre o livro sagrado e reflete sobre o bem e o mal.

Por um feliz amanhã, o bom professor abre a LDB e aprende a conciliar o conhecimento e a humanidade.

Vicente Martins

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

:: CACCST - Casa de Apoio à Criança com Câncer Santa Teresa - www.caccst.org.br::

:: CACCST - Casa de Apoio à Criança com Câncer Santa Teresa - www.caccst.org.br::

Solidariedade - Ajude!!!

Câncer não é contagioso... ...mas solidariedade é!



Prezados,
Conforme fotos em anexo, o tipo de material que compõem o assoalho do andar superior da Casa de Apoio à Criança com Câncer Santa Teresa, cujo componente de sustentação são toras de madeira que dá suporte ao piso (que está completamente comprometido por infestações de cupins), e esteticamente foi revestido de paviflex.
Ocorre que, na semana anterior quando a casa encontrava-se com mais de 20 pessoas hospedadas e as crianças brincavam na sala, foi detectado o afundamento do suporte de madeira em alguns pontos da sala. Em face do terror que tomou conta dos assistidos, chamamos um ajudante de pedreiro para verificar o que estava acontecendo e comprovamos o risco iminente que se encontra a instituição.
Vale ressaltar que esse andar, além da sala, é composto por todos os dormitórios onde é realizada a hospedagem. Apesar, de não ter sido detectado nenhum outro afundamento nos outros cômodos, não sabemos precisar o comprometimento do dano, sendo necessário monitorar continuamente e dedetizar a cada dois meses, o que já foi gentilmente cedido em parceria com a Sanitás.
Desta forma, interditamos a sala, local onde se dava a atração noturna das crianças e jovens que era composta de jogos eletrônicos e televisão onde eles acompanhavam a programação doada em parceria com a Net; não foi possível restabelecer o lazer em nenhum outro ponto da instituição, uma vez que a instituição fica situada muito próxima ao morro de São Carlos e constantemente tem tiroteios, impedindo as crianças de descerem para a sala no andar inferior para realizar essas atividades já que os andares são independentes por uma escada externa, além da previsão do tempo.
De acordo com o fato descrito acima, contamos com a parceria da Flaviense para nos ajudar a resolver a situação no que tange as madeiras de IPÊ, e precisamos de apoio para pagamento da mão de obra do marceneiro.
Valor do Orçamento: R$2.000,00 (dois mil reais)


Estamos contando com vocês!
BANCO BRADESCO - Agência: 0445 - Conta corrente: 0142134-4 Titular: Casa de Apoio à Criança com Câncer Santa Teresa CNPJ: 04.158.233/0001-78


Atenciosamente,

Sandra Nóbrega
Presidente
Marília Rêgo Sant' Anna


Gerente Institucional


(021)2220-2668 e 3984-30508885-2668



Visite nosso site: http://www.caccst.org.br/






sábado, 3 de outubro de 2009

Painel para o Dia das crianças - 12 de Outubro



Que tal aproveitar o cartaz e reproduzir um painel e enfatizar o Direito das Crianças?!

Pode-se aplicar a técnica de colagem com papéis em diversas texturas, utilizar EVA.

Amplie a imagem no tamanho desejado e aplique a técnica para construção do painel.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Cultura - Promovendo cidadania!




Trabalhar valores humanos em sala de aula se faz necessário nos tempos atuais.
Promova um debate a cerca do tema.





  • O que é cultura?


  • De que forma a cultura contribui para a formação do cidadão?


  • Como foi formada a cultura no Brasil?


  • Cultura no Mundo.


  • Através destes tópicos, trabalhe cidadania, pluralidade, ética, e muito mais!


Compartilhe conosco as suas experiências! Escreva para: encontropedagogico@hotmail.com

IX CIHELA - IX CONGRESSO IBEROAMERICANO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO LATINO-AMERICANA

IX CIHELA - IX CONGRESSO IBEROAMERICANO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO LATINO-AMERICANA

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